Comunidades indígenas recebem ações de limpeza

Serviços de roço e capina são realizados essa semana na Comunidade do Milho. – Fotos: Jonathas Oliveira

A prefeitura está realizando um trabalho especial voltado à limpeza nas comunidades indígenas. Localizada na região do baixo São Marcos, a Comunidade do Milho é uma das contempladas e recebe esta semana a equipe de agentes de limpeza para a realização de roçagem e capina para a retirada do mato.

Conforme cronograma elaborado pela Secretária de Serviços Públicos e Meio Ambiente, o serviço é feito nas áreas indígenas a cada seis meses. Mas caso haja crescimento excessivo da vegetação, a situação é avaliada e se for necessário, a limpeza pode ser feita novamente.

“Em todos os cantos da cidade é possível ver as equipes atuando intensamente na limpeza das vias e procuramos fazer o mesmo nas áreas rurais e comunidades indígenas”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Thiago Amorim.

A professora Cecília Galdino reconhece o trabalho da Prefeitura. “Antes a gente precisava fazer um mutirão para capinar a comunidade. Era cansativo, porque não tínhamos equipamentos adequados. Melhorou quando as equipes começaram a limpar aqui”, disse a professora.

Otimizado pelo auxílio de roçadeiras mecanizadas e dependendo das condições do local, em até uma semana as vias ficarão totalmente limpas. Todo resíduo acumulado durante a roçagem será transportado por caçambas e depositado em uma área destinada ao descarte do lixo na própria comunidade.

Será contemplada ainda este ano com roço e capina a comunidade Lago Grande, finalizando assim, o cronograma de limpeza estabelecido para ser executado em 2022 pela Prefeitura, que atendeu 100% das comunidades indígenas de responsabilidade da gestão municipal.

Suyla Natanna

 

Veja também

Topo