Concurso da DPE-RR premiará o melhor avatar de assistente virtual para atender a população

O concurso é aberto ao público e as inscrições vão até 26 de maio. Vencedor ganhará prêmio em dinheiro, certificado de participação e troféu. – Foto: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) está com inscrições abertas para o concurso que vai escolher o melhor Avatar da Assistente Virtual DIVA – Defensoria Virtual com Inteligência Artificial. Nada mais é do que a criação de uma persona virtual que atenderá a população de forma on-line.

O concurso é aberto ao público e as inscrições vão até 26 de maio. O edital com o regulamento e as orientações de como deve ser apresentado esse avatar estão disponíveis no site www.defensoria.rr.def.br, na aba concursos abertos.

A DPE-RR vive a “Plenitude dos Tempos” em termos tecnológicos, isso graças aos investimentos na área de tecnologia, especificamente no atendimento das defensoras e defensores públicos. Sendo assim, existe uma ferramenta que tem se destacado por automatizar serviços nos mais diversificados setores, sejam comerciais ou públicos: o Chat-bot.

Com o intuito de acompanharmos essa tendência tecnológica, o concurso tem como objetivo escolher um avatar para elaboração de identidade visual para a Assistente Virtual batizada com o nome de DIVA.

As pessoas interessadas deverão apresentar uma proposta de avatar para ser utilizada nas aplicações web e mobile, bem como nos meios digitais que se fizerem necessários. A arte deverá envolver não só características de um humano artificial, mas também aspectos intelectuais e representativos do nosso estado de Roraima.

De acordo com Flávio Almeida, servidor da Divisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da DPE, a participação de todos é importante, pois esse avatar humaniza o atendimento da DPE com os assistidos e, acima tudo, economiza tempo e o bolso, uma vez que a pessoa é atendida em qualquer lugar, desde que tenha internet e um celular, computador ou um notebook.

“O avatar da assistente virtual vai tentar desmistificar um pouco essa visão robótica do serviço e trazer mais para o lado humano. Por isso é de grande importância que todos da comunidade em geral, profissionais da área, principalmente roraimenses, que conhecem bem as características do povo local, trazer esse grau de imersão nessa proposta, nesse concurso, que vai ficar para sempre aí no publicitário e sites institucionais da Defensoria”, disse Almeida.

Premiação

A proposta classificada em primeiro lugar terá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00, certificado de participação e troféu; o segundo e o terceiro lugar receberão certificado de participação e troféu.

 

Veja também

Topo