O início da aplicação das provas do concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima) será neste final de semana. Ao todo, são esperados 13.868 candidatos que concorrem às vagas de delegado, auxiliar de perito criminal e agente de polícia.
De acordo com o delegado-geral da PCRR, Eduardo Wayner Brasileiro, a expectativa pela classificação e futura efetivação dos candidatos é a melhor possível.
“Iniciamos mais uma etapa do nosso concurso que sem dúvida é muito esperado, tanto por nós, que estamos há quase duas décadas na corporação, quanto para os candidatos que sonham com a carreira e se preparam para isso. Desejamos a todos uma ótima prova”, destacou o delegado-geral.
Orientações Gerais
O diretor administrativo da PCRR, delegado Jimmy Santana, lembrou que alguns cuidados são necessários para que o candidato realize a prova sem nenhum tipo de contratempo ou impedimento.
Conforme o edital do certame, para identificação só será aceito o documento original, vigente e com foto da cédula de identidade (RG), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de órgão ou conselho de classe, ou, ainda, passaporte.
Para a realização da prova, o candidato deve portar caneta transparente de tinta preta, lápis preto e borracha. Para preenchimento da folha de respostas somente será permitida a utilização de caneta transparente de tinta preta.
“Atender corretamente a todas essas determinações e também respeitar o horário de abertura e fechamento dos portões é imprescindível, pois qualquer inferência nesse sentido vai desclassificar o candidato”, alertou Santana.
Além disso, o delegado reforçou que os candidatos devem permanecer em sala por, no mínimo, 75% do período da prova. “Eles também não poderão sair com o caderno de provas”, disse.
Ainda em suas orientações, o delegado destacou que o candidato declarado sabatista deverá observar as regras específicas relativas à sua condição, constante do edital de convocação. “Eles deverão comparecer ao local de prova no mesmo horário dos demais”, frisou.
Delegado
No sábado, dia 24, os 2.772 candidatos inscritos para disputar as 35 vagas para delegado iniciam o certame fazendo a prova discursiva.
Os portões abrem às 7h da manhã no horário local (8h no horário de Brasília). O fechamento dos portões e início das provas está marcado para às 8h da manhã de Boa Vista (9h no horário da Capital Federal).
No domingo, observando o mesmo horário das provas do sábado, os candidatos fazem a prova objetiva.
“As provas para delegado ocorrerão tanto na Faculdade Cathedral como no IFRR (Instituto Federal de Roraima). Devendo o candidato confirmar o seu local de prova tanto nos editais de convocação disponíveis no site da VUNESP”, afirmou o diretor administrativo da PCRR, Jimmy Santana.
Auxiliar de Perito Criminal
Dando continuidade ao certame, no sábado, 23, pela tarde, os 5.109 candidatos ao cargo de auxiliar de perito de polícia civil fazem a prova de caráter objetivo.
Para eles, na hora local de Boa Vista, os portões abrem às 13h e fecham às 14h (ou seja, 14h e 15h no horário de Brasília, respectivamente).
As provas serão aplicadas na Faculdade Cathedral, IFRR, Colégio Claretiano e Faculdade Estácio Atual.
Agente de Polícia
São 5.987 candidatos ao cargo de agente de Polícia Civil. As provas ocorrem no domingo, 24, à tarde, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h, em Boa Vista (14h e 15h, pelo horário de Brasília). As provas serão aplicadas na Faculdade Cathedral, no IFRR (Instituto Federal de Roraima), no Colégio Claretiano e na Faculdade Estácio Atual.
O candidato pode conferir o local que irá fazer a prova através do site oficial da Fundação Vunesp ou pelo telefone (11) 3874-6300. A lista contendo as orientações também foi disponibilizada no DOE (Diário Oficial do Estado), com acesso pelo site da Imprensa Oficial de Roraima.
Jéssica Laurie