O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promove, nesta quarta-feira, 6, a 1ª Conferência Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, com o Tema “Migração, Trabalho Decente e Sustentabilidade”.
O evento executado pelo Ceterr (Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda de Roraima), acontece no auditório da Setrabes com o objetivo de criar propostas para desenvolver políticas de trabalho, emprego e renda, qualificação social e profissional para a sociedade.
O presidente do Ceterr, Flaviney Almeida, destacou a importância da 1ª Conferência Estadual de Roraima.
“Com o tema de migração, trabalho e sustentabilidade, a ideia do evento é debater cada eixo proposto e melhorias para as políticas de trabalho e renda, buscar soluções e oportunidades para gerar emprego em Roraima por meio das oportunidades oferecidas pelas empresas e as vagas ofertadas diariamente pelo Sine [Sistema Nacional de Emprego]”, finalizou.
O governador em exercício Edilson Damião reforçou que o trabalho desenvolvido pela Setrabes tem conseguido direcionar os trabalhadores para as oportunidades locais. Com empregos, as famílias consomem e estimulam o comércio local, contribuem com a arrecadação e isso é fundamental para o pleno desenvolvimento regional.
“Em junho deste ano, conforme dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] e do Ministério do Desenvolvimento Social, nós ficamos entre os 13 Estados que registraram mais trabalhadores com carteira assinada do que beneficiários do Bolsa Família. Um feito registrado pela primeira vez em muitos anos. Mais do que fortalecer as políticas sociais de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, é papel do Estado oferecer as condições ideais para que o cidadão tenha um emprego formal e renda para sustentar suas famílias e contribuir com o desenvolvimento do Estado”, detalhou o governador em exercício.
A secretária Tânia Soares ressaltou que Roraima vem mostrando resultados positivos através da política do trabalho, fortalecendo cada vez mais o cidadão e as famílias com a oportunidade de emprego e geração de renda.
“Roraima mais uma vez sai a frente de dos demais os Estados brasileiros, realizando a primeira Conferência Estadual do Trabalho, trazendo os 3 eixos importantes com os temas migração, trabalho decente, inclusão de minorias, crescimento, empregadores, econômico, sustentabilidade e os desafios do governo na implantação de políticas públicas para o trabalho. Está sendo um evento lindo e participativo com a presença dos atores sociais, instituições, organizações da sociedade civil e poderes públicos”, opinou.
Eixos da Conferência
1º EIXO – Trabalhadores: Migração, Trabalho Decente e Inclusão de Minorias;
2º EIXO – Trabalhadores: Trabalho Decente, Crescimento e Sustentabilidade;
3º EIXO – Desafios do Sine-RR na Implementação das políticas de Emprego.
Ágata Lima