O endividamento das famílias brasileiras alcançou índices recordes em 2022 e continua crescendo. O final de um ano e início de um novo, é um momento de maior atenção para não piorar a situação financeira, se já está comprometida. O professor da Estácio, Eduardo Merlim, observa que o momento é de “puxar o freio”, porque a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio destaca ainda que as famílias com menor captação de renda foram as que mais tiveram crescimento das dívidas.
“E o principal causador do endividamento é o cartão de crédito com índice de 83%. O assunto é tão sério que o Governo Federal implementou medidas para auxiliar as famílias a manterem suas obrigações em dia. O saque extra do FGTS e a antecipação do 13º salário aos beneficiários do INSS ajudaram na estabilidade dos índices em 2022”, lembra.
Para o professor de Ciências Contábeis, é possível gerenciar as contas e manter as dívidas controladas. Basta planejar os gastos, seguir à risca o que precisa ser feito e se conscientizar que se não for controlada agora, provavelmente, a situação só piore ao longo do novo ano.
De acordo com Merlim, se a família está endividada, é a hora de pagar as dívidas e organizar as finanças. O professor aconselha ainda fazer um levantamento da movimentação financeira que foi feita no ano passado para identificar e eliminar os gastos desnecessários.
“E defina metas em curto, médio e longo prazo. Se tiver dívidas atrasadas, organize suas contas, evite usar o cartão de crédito para todas as compras, e estude educação financeira para conhecer ferramentas que possam ajudá-lo na sua gestão”, orienta.
Atendimento gratuito
Eduardo Merlim lembra também que as famílias de baixa renda podem buscar atendimento gratuito na Estácio para receber orientações de professores e alunos sobre planejamento financeiro.
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do Curso de Ciências Contábeis orienta como planejar alternativas em caso de superendividamento. “Com planejamento, é possível obter descontos no pagamento do IPTU, no IPVA. Pode-se negociar um valor menor no material escolar e da matrícula nos colégios dos filhos e outras vantagens que a liquidez permite”, afirma.
Para fazer o agendamento no NAF, basta entrar em contato com os estagiários e marcar um horário para atendimento através do telefone (95) 981271201.
Alexsandra Sampaio