Conheça as áreas profissionais em crescimento no Brasil em 2022

Entender o futuro profissional do país pode auxiliar na escolha da profissão. – Fotos: Ascom/Estácio

O mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças nos últimos anos e a pandemia do coronavírus evidenciou ainda mais algumas dessas transformações e algumas profissões se tornaram mais emergentes no futuro das empresas. Além da área tecnológica, recursos humanos, marketing, comunicação e saúde são outras áreas que devem ter destaque em 2022. O diferencial para estes profissionais é o uso de ferramentas digitais, além de inovação e criatividade para criação de estratégias.

Ainda, segundo pesquisa realizada pela rede social profissional Linkedin, desde 2020 a área da saúde tem visto crescimento de empregabilidade. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentou grande pressão na realização do trabalho enquanto atuava na linha de frente do combate à pandemia que via aumento no número de casos.

Só no primeiro ano de pandemia, a contratação de enfermeiros de terapia intensiva registrou aumento de 820%, em relação ao ano anterior. Nas funções médicas, 72% dos profissionais contratados foram mulheres e grande parte das funções da área foram preenchidas por ex-enfermeiros.

As principais competências dos contratados foram: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia. São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram as cidades que mais buscaram profissionais para cargos de enfermeiro de terapia intensiva, enfermeiro de saúde pública, enfermeiro de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, médico e especialista clínico.

Como um dos países mais impactados pela pandemia, o Brasil investiu em projetos de pesquisa, buscando profissionais para cargos como técnico em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

Cargos de apoio à saúde também tiveram destaque, tendo um crescimento de 64% das contratações. Especialistas em saúde mental tiveram aumento de 34% de oportunidades, registrando o maior número de mulheres contratadas em qualquer profissão, sendo elas 84% das profissionais.

As oportunidades para enfermeiros devem seguir crescendo. A pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que 90% dos enfermeiros brasileiros estão em atividade atualmente.

Além de diversos cursos na área da saúde, outros setores continuam a despertar o interesse dos futuros profissionais. Para quem deseja aproveitar as tendências, é necessário buscar a qualificação. Em diversas instituições de ensino superior ainda é possível iniciar a graduação neste primeiro semestre.

No Centro Universitário Estácio da Amazônia, os cursos na área de TI, por exemplo, vão os Tecnólogos em gestão em Sistemas para Internet, Jogos Digitais, a gestão em E-Commerce. Na área da saúde, os cursos variam entre Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Serviço Social.

Alexsandra Sampaio

 

Veja também

Topo