A 2ª edição da Feira de Iniciação Cientifica (FEMIC) foi um verdadeira vitrine de amostras cientificas que revelou grandes talentos da rede municipal de ensino. Foram 117 projetos apresentados durante os dois dias de evento, 17 e 18, na Escola Municipal Raio de Sol, no Nova Cidade. Destes, 14 se destacaram por abordar, de forma criativa e inovadora, a temática deste ano “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
Cerca de 800 pequenos cientistas e seus mestres marcaram presença com seus experimentos e projetos de pesquisas. Quem conquistou o 1º lugar na Educação Infantil (creche e pré-escola) foi a turminha do maternal D, da Escola Municipal Eunice Queiroz de Faria, com o projeto “A Evolução da Escrita e os Meios de Comunicação”, da professora Nathalie Moura.
No Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), o 1º lugar foi para o projeto “De Olho no Futuro: Educação Financeira e Empreendedorismo”, do professor Eliezer Martins e sua turma do 4º ano A, da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira. Com o título, a escola ganhou a oportunidade de representar Boa Vista na próxima edição da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC 2023).
“O projeto destacou a importância da educação financeira aos alunos, ensinando-os a lidar com suas finanças. Conquistar um carro, casa própria, viagens tudo é possível desde que haja empenho para atingir seus objetivos. Então é preciso estimular os alunos a pensar no futuro e orientá-los que para conquistar seus sonhos é necessário planejamento. A educação financeira hoje pode ser trabalhada como tema transversal em sala de aula, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular”, explicou Eliezer.
Conheça os vencedores da edição 2022:
Ceiça Chaves