Conselho Tutelar: Prefeitura orienta candidatos sobre processo eleitoral

64 candidatos estão aptos ao pleito. As eleições vão acontecer no dia 1º de outubro. – Fotos: Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista promove a escolha de conselheiros tutelares com total transparência. E após o sorteio dos números que identificam os candidatos nas urnas eletrônicas, o passo agora é iniciar a campanha. Para isso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-BV) emitiu orientações, presentes no Diário Oficial desta terça-feira, 8.

Atualmente, 64 candidatos estão aptos ao processo eleitoral. Para uma campanha justa e equilibrada, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-BV) emitiu orientações claras para a divulgação do processo de escolha. Segundo Ângela Moura, presidente da comissão eleitoral, a campanha deve ter igualdade de oportunidades.

“O material de divulgação dos candidatos deve incluir sua imagem, número, propostas e currículo social, evidenciando sua trajetória na Defesa dos Direitos Humanos, especialmente os das crianças e adolescentes. A interação com a comunidade é um ponto crucial”, relatou.

Processo eleitoral

Para debates promovidos pela mídia, será necessário formalizar convite a todos os inscritos e ter o regulamento apresentado pelos organizadores aos candidatos e ao CMDCA-BV, com antecedência de três dias. A campanha terá início às 00h01 do dia 15 de agosto e vai se encerrar às 23h49 do dia 29 de setembro. Já a eleição está marcada para o dia 1º de outubro.

“Boa Vista conta, atualmente, com três Conselhos Tutelares e serão eleitos 15 conselheiros. O dever deles é garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos da criança e adolescente. São eles que orientam a construção da política municipal de atendimento”, afirmou Sheyla Santana, membro da comissão eleitoral e superintendente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Gestão Social.

Propósito

O objetivo dos candidatos deve ser mostrar para o que vieram. Afinal, a população boa-vistense precisa conhecer quem luta pelo bem-estar das crianças e adolescentes. Além da família, esse grupo também depende do município para excluir qualquer indício de negligência, exploração ou violência.

Para honrar esse compromisso, a Prefeitura de Boa Vista relata e divulga todo o processo para estimular a participação da sociedade na eleição. Visando a transparência das informações enquanto mostra cada etapa, desde as inscrições até a eleição.

Bruna Norales

 

Veja também

Topo