A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu um curso de atualização e capacitação voltado para os Guardas Civis Municipais que integram a Patrulha da Maria da Penha. O encontro ocorreu na Escola Judicial de Roraima (Ejurr) nesta sexta-feira, 19.
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa voltada à Saúde Mental no ambiente de trabalho e uma orientação dos projetos relacionados à Coordenadoria de Violência Doméstica, ministradas pela chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, e a psicóloga que atua na Cevid, Raissa Lemos.
A juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica, Suelen Alves, ressaltou a importância desses encontros regulares para trocar experiências e esclarecer dúvidas.
“É sempre bom ouvir os guardas civis municipais, sanar as dúvidas que surgem no momento do atendimento, e estamos aqui para isso. A saúde mental no trabalho também é nossa preocupação, sabemos que não é fácil lidar com isso”.
A coordenadora do Programa Patrulha da Maria da Penha de Boa Vista, inspetora Cristiane de Paiva, explicou que os encontros reforçam a manutenção das atividades e a melhoria do serviço prestado às vítimas de violência.
“Fazemos essa fiscalização de medida protetiva. Com a atualização de leis, há essa necessidade sempre de estarmos juntos discutindo para saber qual o melhor direcionamento para o nosso serviço.”
Segundo a superintendente da Guarda Civil Municipal de Mucajaí, Daylany Lopes, a realização dessa capacitação é indispensável para auxiliar na atuação da Patrulha.
“Esse curso de capacitação é justamente para nos ajudar na reciclagem do conhecimento em si, para que possamos estar preparados para atender a vítima, tendo em vista que a lei vive em constante mudança”.
Participaram da capacitação cerca de 17 guardas civis municipais, tanto da capital quanto do município de Mucajaí.
Programa
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em quatro municípios de Roraima: Boa Vista, Bonfim, Caracaraí e Mucajaí.
Instalada em 2015, representa hoje uma das principais medidas em favor da mulher que possui uma medida protetiva de urgência, para garantir o cumprimento no Estado de Roraima. São realizadas visitas domiciliares e acompanhamento das situações.
A parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Roraima e as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Trânsito.