Roraima estará presente na live Coros por la Paz (“Coros pela Paz”), um evento que contará com a presença de 25 mil membros de corais de todo o mundo, distribuídos em mais de 60 países. Esse encontro virtual, que acontecerá no próximo domingo, 26, reunirá 90 coralistas da Prefeitura de Boa Vista, entre representantes do Coral do Servidor, Coral de Flautas, Infantil e Adulto do Instituto Boa Vista de Música (IBVM).
A ideia é promover um canto coletivo pela paz, com foco na guerra da Ucrânia e outros conflitos bélicos ainda ativos. Nesta edição, está confirmada a participação da Sociedade Coral Ucraniana, com intervenção dos coros de Kiev, Odessa e outras cidades ucranianas, americanas e europeias. Além de Boa Vista, as cidades brasileiras confirmadas são: João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Belém (PA) e Porto Alegre (RS).
Em Boa Vista, a transmissão acontecerá na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, por meio da Plataforma Zoom. Já o evento será transmitido ao vivo através das páginas: www.corosporlapaz.org e www.youtube.com/coralsantiagoapostol/live, a partir das 16h (horário local). A proposta é unir em um mesmo vídeo as imagens de milhares de coros pelo mundo, cantando “em uma só voz”.
Preparação
Desde o início do mês os coralistas da prefeitura têm participado de ensaios para deixar tudo alinhado e perfeito para o grande dia. De acordo com Alexandra Macedo, regente do IBVM e coordenadora local do evento, o “Coros pela Paz” vem para unir todos em um só propósito.
“Neste momento nos sentimos unidos à distância com centenas de outros coros do mundo. Nesse dia deixamos de lado ideologias, partidarismo e tudo que nos separa, nos tornando uma única família coral pelo mundo, para trazer paz novamente aos inocentes na Ucrânia e em todas as guerras esquecidas”, disse.
Rafaella Beatriz, de 10 anos, integra o Coral de Flautas do IBVM. Nesta última quarta-feira, 22, a jovem participou de um ensaio geral no interior do Palco Aderval da Rocha, no Pintolândia. Para ela, o evento representa uma grande oportunidade. “Achei muito legal fazer parte disso. Cantar com todo mundo será muito divertido”, falou.
Nesta sexta-feira, 24, o grupo participa do último ensaio geral, que acontecerá a partir das 18h no foyer do Teatro Escola, no Teatro Municipal.
Canções
Este ano, o evento conta com o apoio do compositor americano Jim Papoulis, que compôs “Sing a Hymn for Peace”, um hino criado especificamente para esta edição, que foi traduzido para inglês, espanhol, português e outras línguas. Este hino, juntamente ao cânone tradicional “Dona nobis pacem”, serão as duas obras a serem executadas no evento.