O Projeto Crescer recebeu nessa segunda-feira, 24, 100 novos integrantes, e uma recepção foi preparada para este momento especial de acolhimento na sede, no Pintolândia. Ingressaram jovens com idades entre 15 e 21 anos, que almejam uma vida de crescimento pessoal e profissional, e que estão em busca de novas oportunidades.
Desde sua criação em 2001, a Prefeitura de Boa Vista leva conhecimento e aprendizado aos jovens da capital, em situação de vulnerabilidade, através de oficinas profissionalizantes, atividades de convivência, esporte e lazer. A estudante Bianca Angelly, de 18 anos, expressou sua animação e expectativa para essa nova fase.
“Estou muito animada para essa nova etapa da minha vida, tenho certeza que o Crescer vai me proporcionar novas experiências e, consequentemente, fazer com que eu aprenda muitas coisas para o futuro, por exemplo, saber qual carreira profissional seguir”, afirmou.
Hoje nove oficinas fazem parte do projeto: Oficinas de Convivência; Esporte, cultura e lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Culinária e Panificação; Personalizados e Produtos Serigráficos e Oficina de Educação Ambiental e Compostagem. Com estes novos participantes, o projeto atende agora 260 jovens.
A superintendente de Proteção Social da SEMGES, Cirlene Guerra, explicou que há um período de acolhimento e adaptação para estes novos integrantes. “Os jovens que estão entrando agora ficarão dois meses na atividade que chamamos de ‘acolhimento’, no qual aprendem tudo sobre o projeto e conhecem as oficinas, para depois escolherem qual eles querem participar”, destacou.
Davi de Sousa, com 17 anos e estudante, compartilhou seus objetivos no Projeto Crescer. “Meu pai tinha uma padaria e eu o ajudava. Então cheguei no Crescer com o objetivo de entrar na Oficina de Panificação para me profissionalizar e quem sabe seguir a profissão futuramente”, explicou o estudante.
A secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, esteve presente neste momento de acolhimento e ressaltou a transformação que o projeto proporciona na vida dos jovens de Boa Vista. “Esses jovens entram cheios de dúvidas, de sonhos. Aqui eles são atendidos pela nossa equipe técnica, e têm suas vidas transformadas na grande maioria das vezes. Temos muitos casos de sucesso de pessoas que passaram pelo Crescer e seguiram a profissão que aprenderam nas oficinas. A gente fica bem feliz de poder contribuir com a formação deles e fazer com que, de fato, cresçam como profissionais”, declarou.
Com o apoio do Projeto Crescer, esses jovens têm a chance de trilhar caminhos promissores, fortalecendo a comunidade e contribuindo para a manutenção econômica da cidade. O programa demonstra-se fundamental para o desenvolvimento da juventude boa-vistense e para a construção de um futuro mais próspero e seguro para todos.
Vitória Moura Carramilo