O cuidado com a saúde das crianças tem sido prioridade na Capital da Primeira Infância. A prefeitura tem reforçado periodicamente as ações nas escolas de Boa Vista por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Nesta terça-feira, 22, os alunos da Escola Municipal Maria Gertrudes receberam as equipes das unidades básicas de saúde, Santa Luzia e Sayonara Dantas para mais uma ação.
Yasmim Lorrany, de 6 anos, foi uma das alunas que aprendeu a lição direitinho. “Precisamos escovar os dentes todo dia, se não pode dá bactérias e estragar tudo, o certo é escovar pra frente e pra trás, como disse a doutora”, disse.
Enquanto uma turma lanchava, na hora do intervalo, a outra participava das atividades. A dentista da UBS Sayonara, Livia Mara Costa Castro, destacou os cuidados com os dentes desde pequeno.
“A ideia é sensibilizar as crianças da necessidade da higiene oral, nós tentamos repassar de forma mais lúdica os cuidados e a importância de escovar os dentes, explicando que se não escovar vai ter cárie, vai sentir dor e vai perder qualidade de vida, porque com esses problemas a criança acaba não se alimentando bem, não dorme bem, não vem a escola, e isso atrapalha o desenvolvimento”, pontuou.
A enfermeira Lanna Rodrigues da UBS Santa Luzia também sensibilizou as crianças sobre a vacinação. “Esse programa é de suma importância, pois assim nos integramos com a educação e alcançando mais crianças, verificando a situação do cartão vacinal, principalmente agora devido a pandemia onde percebemos um número maior de crianças com o cartão desatualizado e aproveitamos para fazer atividades de educação e saúde, falando sobre a Covid-19”, frisou.
Essa é a segunda vez que as equipes vão até essa escola. A gestora Débora de Sousa Melo fala da importância da parceria da educação e da saúde.
“A escola tem essa parceria com os postos de saúde que nos dão esse suporte, muitos pais trabalham e não tem tempo muitas vezes de acompanhar a caderneta de vacinação e até mesmo os hábitos da higiene bucal. Trazer as equipes de saúde pra dentro da escola é uma parceria muito boa. As ações refletem na presença ou não das crianças na escola, além das crianças se tornarem multiplicadores em casa das informações”, garantiu.
Atendimentos
As ações ocorreram durante o período da manhã e tarde, mais de 390 crianças de 6 a 10 anos participaram de palestras, encenação teatral, atualização do cartão de vacina de rotina e covid-19, escovação supervisionada com a dentista e equipe e ainda ganharam kits de escovação.
Jamile Carvalho