Após dois anos, o carnaval retornou às ruas de Boa Vista. E para relembrar o gostinho das festas juninas, alguns blocos são formados por quadrilheiros apaixonados pelas duas maiores festas populares do Brasil. Nesta primeira noite do Carnaval de Todos, o Bloco Folia Caipira foi o primeiro a brincar na Praça de Eventos Aderval da Rocha Ferreira, com um repertório marcado pelas tradicionais canções juninas e os hits do carnaval.
Frente à organização do bloco, Lulia Oliveira, presidente da Quadrilha Zé Monteirão, explicou que a proposta do grupo é unir a cultura carnavalesca com a junina. “Nós da quadrilha Zé Monteirão, todos os anos participamos do Boa Vista Junina. E, como estávamos com saudades de pular o carnaval, resolvemos participar desse momento de forma mais efetiva, com o nosso próprio bloco na rua. Já estamos aquecendo para os ensaios da quadrilha que vão começar em breve”, disse.
O bloco Folia Caipira é estreante no Carnaval de Todos e os organizadores se inspiraram no bloco Coração Folia, veterano no carnaval, que trabalha com a mesma proposta de unir a cultura carnavalesca a junina. Fundado em 2004, o Bloco veterano já é anfitrião no carnaval da Prefeitura, tendo participado de cinco edições.
O grupo foi pioneiro no formato bloco de rua e tem como símbolo um chapéu de palha, fazendo referência ao seu público-alvo, os quadrilheiros. O Coração Folia deve se apresentar no dia 21 de fevereiro, também no Palco Aderval Rocha. A noite seguiu com o Bloco do Mujica animando o público da Aderval da Rocha até a meia-noite.
Estrutura
Além das apresentações dos blocos e das bandas nos cinco pontos, os foliões que foram curtir o carnaval com seus bebês puderam contar com o Cantinho da Amamentação e Fraldário em alguns locais. Profissionais de saúde distribuíram camisinhas e a Vigilância Sanitária segue fiscalizando as barracas dos ambulantes, garantindo a segurança alimentar.
E a segurança é garantida com os agentes da Guarda Civil, de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Equipes do Ministério Público de Roraima estavam presentes orientando os foliões por um carnaval sem violência.
Isaque Santiago