Dandãezinho: Leilão Rural aquece o agronegócio em Roraima

Enquanto acontecem os leilões, os animais em oferta desfilam pelo palco e os lances de aquisição giram no placar eletrônico. – Foto: Ascom/Seadi

Pequenos e grandes produtores, analistas de mercado e novos empreendedores rurais poderão acompanhar de perto o desenvolvimento da pecuária em Roraima através dos leilões de rebanhos novamente recorrentes no Parque de Exposições Dandãezinho, na região do Monte Cristo.

“Com a revitalização do salão e curral, o agronegócio em nosso Estado reconquista um espaço amplamente revigorado e prontamente projetado para o recebimento e saída de animais de pura raça, num local também propício para palestras e demais programações do Agro. Com os leilões em andamento de forma presencial, a conversa rola solta e alegre entre o público e empresários do campo”, destacou o produtor Renato Primo.

No salão, enquanto acontecem os leilões, os animais em oferta desfilam pelo palco e os lances de aquisição giram no placar eletrônico. “Com o negócio fechado, o martelo do leiloeiro ressoa no ambiente. Em seguida, a comemoração irrompe o salão com cumprimentos e abraços”, explicou Primo.

Em Roraima, o Parque de Exposições Dandãezinho recebe animais de várias regiões, além de localidades mais distantes do Estado. Na última aquisição feita por produtores de Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe e São Luiz, 126 animais, dentre novilhas e touros, desembarcaram no Dandãezinho.

“O lote atual chegou no início de setembro, sendo todos provenientes de São Paulo. A aquisição partiu de grandes e pequenos pecuaristas em Roraima, havendo comprador de apenas um bicho e comprador que arrematou até 26 cabeças”, disse Primo.

No mesmo lote, 100 cabeças de touros da raça Nelore chegaram para incrementar o melhoramento genético no Estado. O recebimento e a comercialização de animais no Parque de Exposições Dandãezinho integram o processo de revitalização do complexo.

“As vantagens do Nelore em Roraima viabilizam rápido ganho de peso, forte resistência às doenças, longevidade reprodutiva em machos e fêmeas, boas habilidades maternas no caso das fêmeas, carne de qualidade com pouca gordura e sabor acentuado e carcaça de qualidade”, concluiu Primo.

Movimentação constante

Com a revitalização do Parque de Exposições realizada pelo Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), o Dandãezinho vem fomentando também um novo leque de atividades com intuito familiar, em que a Equoterapia e o Circuito Esportivo de Arrancadas têm se destacado, além do amparo agroindustrial.

O titular da Seadi, Emerson Baú, explicou que o Governo do Estado objetiva uma reformulação total no Dandãezinho. “Este é um local estratégico para o auxílio de pequenos e grandes agricultores no manejo de animais e demais produtividades do campo, oferecendo além do suporte, a segurança necessária para as negociações. Contudo, mais que uma fronteira de mercado, queremos estimular a cultura, o lazer, a diversão e novos serviços, favorecendo uma movimentação frequente no local”, destacou.

Michel Sales

 

 

Veja também

Topo