O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, recebeu nessa sexta-feira, 12, a Medalha Forte São Joaquim, maior honraria concedida pelo Estado de Roraima. A solenidade aconteceu no auditório do Fórum Sobral Pinto, em Boa Vista.
A Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim foi instituída em 20 de março de 1990 pelo Decreto Estadual n.º 308. A honraria é destinada a pessoas físicas e jurídicas, brasileiros ou estrangeiros, como reconhecimento pelos notáveis serviços prestados ao Estado de Roraima. A seleção dos homenageados é feita pela Polícia Militar (PM), que ocupa o cargo de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Forte São Joaquim.
Ao receber a homenagem, o defensor-geral agradeceu ao comandante da PM, coronel Miramilton Goiano e ao governador Antonio Denarium. Ele afirmou que a entrega da Medalha Forte São Joaquim representa um trabalho feito em conjunto.
“Essa homenagem foi entregue em minhas mãos, mas ela na verdade representa uma homenagem a toda Defensoria Pública, a todos os servidores, todos os membros, todos aqueles que fazem essa luta cotidiana de melhorar o acesso à justiça às pessoas que mais precisam. Ficamos muito felizes e com a certeza que estamos no caminho certo”, disse.
O comandante da PM destacou que a Defensoria Pública é uma “parceira de grandeza inestimável”.
“A Defensoria nos acolhe, nós temos vários trabalhos em conjunto. Hoje, a Polícia Militar pode dizer que tem um amigo que é o defensor Oleno Matos. A Defensoria Pública está à disposição da Polícia Militar e a Polícia Militar à disposição da Defensoria”, salientou o coronel Miramilton.
Medalha Forte São Joaquim
O nome tem origem na fortificação militar construída pela Coroa Portuguesa às margens do Rio Branco, com a finalidade de assegurar a defesa e controle dos limites territoriais do Brasil Colônia. Essas terras mais tarde se converteram no território Federal de Roraima e no atual Estado de Roraima.