Defensoria Pública aumenta em 30% os atendimentos no primeiro semestre

De janeiro a junho de 2022, foram 63.345 atendidos; já em 2023, 82.702. – Fotos: Ascom/DPE-RR

Com foco na população e na descentralização dos serviços, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), neste primeiro semestre de 2023, aumentou em 30% o número de atendimentos realizados. Em comparação ao primeiro semestre de 2022, cerca de 19 mil pessoas foram atendidas a mais.

Entre janeiro e junho de 2022, foram 63.345 pessoas atendidas, já em 2023 subiu para 82.702 atendimentos.

De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, em janeiro deste ano, a primeira portaria assinada e publicada após assumir o maior cargo da DPE-RR foi regulamentar a quantidade de atendimentos aos assistidos e assistidas. “Os atendimentos iniciais e de retorno passaram a ser prestados, no mínimo, em dois dias da semana, sendo atendimentos iniciais ordinários 15, e extraordinários cinco. Os demais dias ficam para retornos, audiências e atividades de gabinete”, lembrou.

Oleno também atribui o aumento aos atendimentos virtuais que continuam mesmo depois da pandemia da Covid19, bem como aos mutirões cíveis e familiares para desafogar a fila de espera, além do projeto Defensoria Itinerante, que percorre os quatro cantos do estado de Roraima. “Estamos trabalhando para que, ao longo do ano, outras medidas possam ampliar e melhorar a experiência do atendimento à população”, disse.

“A população que procura os serviços da Defensoria, muitas vezes, necessita de urgência e não pode aguardar. Além disso, a partir de julho deste ano, a DPE-RR deu início aos plantões de atendimentos aos fins de semana e feriados. Essa decisão contribui para a redução desse tempo e mostra o compromisso em melhorar a qualidade do nosso serviço, impactando na resolução desses casos”, ressaltou o subdefensor público-geral, Natanael Ferreira.

Atendimentos DPE

Para receber o atendimento nos casos cíveis, as pessoas interessadas devem procurar o prédio da DPE-RR, localizado na avenida Sebastião Diniz, 1165 – Centro. Já em casos criminais, os solicitantes de atendimento devem procurar o Núcleo Criminal da DPE-RR, na rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415 – Caranã.

O serviço DIVA, atendimento virtual, permanece funcionando pelo WhatsApp (095) 99168-4436.

 

 

Veja também

Topo