Defensoria Pública inaugura estúdio multimídia da Rádio Web nesta sexta-feira

O espaço servirá para produções de rádio, vídeos para TVs e redes sociais, com foco nos direitos e na justiça. – Fotos: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) inaugura, nesta sexta-feira, 15, um moderno estúdio multimídia que servirá para produção de conteúdo da Rádio Web da Defensoria. A cerimônia de entrega acontece às 10h, no prédio da Administração Superior da Instituição, localizado na Avenida Ville Roy, 4308 – Aparecida (ao lado da OAB).

A infraestrutura expandirá a produção de mídias diversas dos jornalistas que atuam na DPE-RR. No espaço, serão produzidos programas de rádio, podcasts, videocasts, vídeos para TVs e redes sociais, com os defensores, defensoras, servidoras e servidores da instituição, e também parceiros institucionais e profissionais afins. Tudo para que a informação possa chegar de forma mais rápida e facilitada para a população do estado.

A ideia, segundo o defensor público-geral, Oleno Matos, é democratizar ainda mais os serviços da DPE-RR. Os materiais focados para o áudio serão o ponto forte, já que o rádio é um dos veículos de comunicação mais democráticos. Além disso, o material produzido diariamente também ficará disponível em uma RádioWeb. O estúdio tem duas salas equipadas com câmeras e microfones, TVs, e uma redação integrada com ilha de edição.

“A Defensoria Pública de Roraima tem uma extensa atuação para garantir os direitos do povo do Estado. Ter uma estrutura equipada para nossos jornalistas, defensores e servidores é gratificante porque nossos materiais terão mais qualidade e poderemos alcançar mais pessoas. As pessoas do Baixo Rio Branco, das comunidades indígenas e áreas de difícil acesso podem saber, seja pelas ondas de rádio, por vídeos de WhatsApp e das redes sociais, onde estaremos e os serviços que oferecemos”, disse Matos.

Atualmente, os jornalistas da DPE-RR já produzem dois programas: o jornal Defensoria no Ar e o programa Entrevistas DPE. O primeiro é semanal, com duração de 15 minutos e veiculação aos sábados, na Rádio Roraima, por meio de um Termo de Cooperação Técnica. O segundo é diário, com entrevistas diversas e disponibilização via streamings (Spotify e Deezer). Para ter acesso, basta digitar na busca de um dos aplicativos “Defensoria Roraima”.

A intenção é expandir e ter uma variedade maior de programas, um deles voltado a assuntos nacionais das Defensorias do Brasil, tendo em vista que o defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, é também presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege).

Além de temas relacionados à justiça, os conteúdos não se limitam ao que é feito pela DPE-RR. Os jornalistas abordam temas relacionados a direitos humanos, inclusão, serviços e cidadania, e dão espaço para outras instituições como CRM, OAB, prefeituras e governo estadual.

Homenagem

O Estúdio Multimídia da Defensoria tem a honra de prestar homenagem ao jornalista Rodrigo Santana, que faleceu em setembro de 2022. Rodrigo era um renomado profissional da comunicação que iniciou a carreira na Rádio Monte Roraima, passou com destaque pelos principais jornais da Rede Amazônica, a maior rede de afiliadas da Globo no Brasil, também contribuiu com seu trabalho em jornais impressos, na Secretaria de Comunicação Social do Governo e na DPE-RR.

Defensoria no Ar

Em 2011, o programa “Defensoria no Ar”, da DPE-RR, trouxe para o Estado o 1° lugar do IX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação ocorreu no Rio de Janeiro durante o IX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Em 2010, o projeto também foi um dos finalistas na categoria Rádio da 8ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), que visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania.

 

Veja também

Topo