Defensoria Pública registra aumento de 26,52% no número de audiências em 2023

Maior número foi de audiências de instrução, que ocorre quando as partes envolvidas não entraram em um acordo conciliatório. – Fotos: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) apresenta o balanço de audiências realizadas durante 2023 e compartilha os resultados positivos alcançados, com um aumento expressivo de 26,52% nas atividades de audiência em comparação com o ano anterior.

Este notável crescimento é um reflexo direto da ampliação de 30% no número de atendimentos em todas as unidades defensoriais ao longo de 2023, além de esforços somados que intensificaram o alcance dos serviços, garantindo que um maior número de pessoas tenha acesso à assistência jurídica gratuita.

O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira destaca que um dos pontos que contribuíram para o crescimento, foi a adoção de tecnologias que possibilitaram a realização de audiências virtuais, facilitando o acesso dos assistidos aos serviços da Defensoria.

Subdefensor público-geral, Natanael Ferreira destaca que a adoção de tecnologias foi um dos pontos que contribuiu para o crescimento

“Podemos contar também com os novos defensores que se somaram ao nosso quadro, fatores que contribuíram para esse significativo aumento nas audiências. Dados que destacam ainda o papel vital desempenhado pela Defensoria Pública na promoção da igualdade, proteção dos direitos fundamentais e garantia do acesso efetivo à justiça”, salientou.

Dados

A maior quantidade de audiências registradas, foi a de instrução com 6.843. Estas ocorrem quando as partes envolvidas não entraram em um acordo conciliatório. Os dados seguem com as audiências de Conciliação e Julgamento, com 4.226 durante o ano.

O subdefensor analisa que o aumento no número de audiências de conciliação representa uma importante realização para a instituição, pois os envolvidos têm a oportunidade de uma solução amigável dos conflitos entrando em um acordo judicial.

A lista inclui ainda audiências de custódia (1.958), de conciliação (1.914), de justificativa (1.125) e audiência de interrogatório (634).

O Balanço Geral de 2023 da DPE-RR também mostrou crescimento em 2023, totalizando 172.525 atendimentos, 40% a mais em relação a 2022, quando foram contabilizados 123.164. Um compromisso contínuo com a justiça social, transparência e impacto positivo na vida da sociedade roraimense.

 

 

Veja também

Topo