Denarium visita Suriname para fortalecer comércio de Roraima com região caribenha

Roraima mantém relações comerciais com o Suriname com a exportação de farelo de soja e carne. – Fotos: Secom-RR

Dando continuidade à agenda internacional deste final de semana, o governador de Roraima, Antonio Denarium, esteve neste sábado, dia 17, em Paramaribo, capital do Suriname. Na ocasião, ele se reuniu com o ministro da agricultura do país, Parmanand Sewdien.

Acreditando na boa relação entre Roraima e os países fronteiriços, Denarium conversou com o ministro, acompanhado de equipe técnica do governo e empresários locais com potencial para fortalecer o comércio regional entre países caribenhos de forma a melhorar a balança comercial do Estado.

O governador explicou que, atualmente, Roraima mantém relações comerciais com o Suriname com a exportação de farelo de soja e carne. “Vamos ampliar ainda mais as nossas exportações, gerando emprego e renda para a nossa população. Roraima tem um excelente potencial e uma grande oportunidade de ir além das fronteiras, e isso confirma a qualidade desse trabalho que fazemos pela produção do Estado”, declarou Denarium sobre as visitas aos países caribenhos.

Desde o início da atual gestão, o Governo de Roraima trabalha para estreitar os laços entre o Estado e regiões de fronteira, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável, fortalecendo o contato institucional com os países vizinhos.

Continuidade

Em maio deste ano, uma comitiva do Governo do Suriname, liderada pelo ministro Parmanand Sewdien, esteve em visita a Roraima representando o presidente do país, Chan Santokhi.

Na oportunidade, Sewdien reafirmou o interesse do país em conhecer melhor o potencial de Roraima, principalmente nas áreas de segurança alimentar e de agricultura.

Agenda

A comitiva do Governo de Roraima está cumprindo agenda de visitas internacionais na desde sexta-feira, 16, iniciada na Guyana, quando Denarium se reuniu com o presidente do país, Mohamed Irfaan Ali. Na pauta, foram discutidos temas de relevância econômica e social para a relação entre as regiões fronteiriças.

O governador tratou com o presidente Mohamed Irfaan Ali sobre a possibilidade do início de voos regulares entre Georgetown, capital da Guiana, e Boa Vista, e também adiantou as negociações sobre o termo de cooperação de transporte de cargas e passageiros entre Roraima e o país vizinho, para dinamizar o comércio regional.

 

 

Veja também

Topo