Na sessão ordinária desta terça-feira, 4, o deputado Claudio Cirurgião (União) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para defender os profissionais de saúde do Estado. O parlamentar informou que o Projeto de Lei (PL) nº 75 de 2023, que trata do reajuste salarial dos servidores efetivos, foi aprovado nesta segunda-feira, 3, na reunião da comissão conjunta.
“Nós aprovamos em reunião mista de diversas comissões o PL governamental que corrige uma injustiça e reconhece que os profissionais de saúde precisavam ter o aumento de 11% no plano de cargos. O que pretendemos é aprovar esse projeto no plenário da Casa Legislativa o mais rápido possível, para que todos eles tenham esse benefício o quanto antes”, discursou o parlamentar.
Claudio ressaltou também que é contra a contratação temporária de profissionais de saúde, destacando que a realização de concursos públicos para a área é a melhor solução.
“Sou terminantemente contra a terceirização da gestão da saúde do nosso Estado, pois sou servidor efetivo e sei que terceirizar é uma afronta aos servidores. O Estado, em vez de fazer um concurso público amplo para todas as categorias, quer terceirizar e, tudo que for possível, nós vamos fazer para barrar esse chamamento absurdo referente à terceirização da gestão do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que está em tramitação o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 01 de 2023, que pretende vedar a realização de processos seletivos temporários, em caso de concurso público vigente.
“Esse projeto impede que o Estado faça vários seletivos enquanto há concursos em andamento, com candidatos no cadastro de reserva esperando ser nomeados. Assim, o Estado traz segurança jurídica para o profissional, pois quando ele tem seus direitos assegurados, tenho certeza de que trará muito mais assistência à população”, argumentou.
O deputado Jorge Everton (União) concordou com Claudio. “Esses profissionais são pais e mães de família que trabalham todos os dias para que o Estado tenha saúde de qualidade. Nós vamos defender no Parlamento a categoria e me honra estar ao seu lado nessa batalha”.
“O que me parece é que agora houve uma maior desvalorização da categoria dos profissionais de saúde. Então, conte comigo, pois se depender da gente, nós vamos barrar o que for preciso”, destacou o deputado Marcinho Belota (PRTB).
O parlamentar Dr. Meton (MDB) também confirmou apoio às proposições informadas por Claudio. “Você sabe que não está sozinho em nenhum momento quando o assunto for saúde, pois tem um parceiro fiel do seu lado para essa causa”, enfatizou o deputado.
Anderson Caldas