Na tribuna da Assembleia Legislativa (ALERR), nesta terça-feira, 9, o deputado George Melo (Podemos) repudiou as ações de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) contra garimpeiros de Roraima. De acordo com o parlamentar, os servidores do órgão queimaram equipamentos de trabalho do garimpo.
“Servidores do Ibama invadiram a propriedade, sem mandado judicial, atearam fogo na casa da cozinheira, queimaram os tratores e equipamentos das pessoas que ali estavam. Por isso, estou aqui para dar uma resposta a um processo que entrei na Corregedoria do Ibama, em Brasília, e dizer que já pediram documentos e providências estão sendo tomadas”, afirmou.
O deputado criticou também a omissão do Estado em investigar essas ações ocorridas contra os garimpeiros, uma vez que a Lei Estadual nº 1701/2022 proíbe destruição de equipamentos utilizados no garimpo.
“Até hoje não foi feito nada. São cidadãos que estavam trabalhando para sustentar as suas famílias e o Estado está virando as costas para eles. Eu não vou aceitar esse tipo de comportamento com o povo de Roraima. São trabalhadores que tiveram sua propriedade violada”, disse o deputado.
Por fim, o parlamentar fez apelo às autoridades competentes para que se cumpra a legislação estadual e o ocorrido seja apurado.
“Essas pessoas precisam ser ouvidas, o Estado tem responsabilidade com esses pais de família. Nós não podemos aceitar que isso aconteça com famílias que estão residindo em Roraima. É doloroso demais”, lamentou.
Anderson Caldas