Em uma ação decisiva, o Deputado Federal Nicoletti (União-RR) apresentou nesta semana, a Indicação Legislativa 1432 de 2023, solicitando urgência nas gestões necessárias para melhoria na trafegabilidade e aceleração das obras da BR 319, entre Rondônia e Amazonas.
Essa rodovia é uma importante via que liga o norte do estado de Rondônia ao centro do estado do Amazonas. Ela também é a via de ligação com a BR 174 e, portanto, única ligação rodoviária de Roraima com o Amazonas e com o resto do país.
Ocorre que, diante das peculiaridades da região, o principal meio de transporte de cargas são as hidrovias. Porém, com a atual seca que assola a região amazônica, com reflexo imediato nos níveis dos rios, não está sendo possível a utilização das balsas nesse tipo de transporte.
Nesse sentido, o transporte terrestre, por meio de veículos de carga que trafegam pela BR 319, se tornou a única alternativa para realizar o abastecimento de Manaus e, por consequência, de todo o Estado de Roraima, sendo a única ligação terrestre de Manaus com Porto Velho e o restante do país.
O deputado explica que “com a seca, as balsas não estão fazendo a travessia e diversos caminhões com destino a Roraima estão parados, além de vários ônibus que fazem o transporte de passageiros para o norte do país. São alimentos, medicamentos e outros gêneros essenciais parados por incompetência do governo Lula”, destaca.
Nicoletti conclui que é necessário assegurar que a população e as atividades econômicas da região não sejam mais afetadas pela falta de infraestrutura viária adequada. E reafirma o seu compromisso com Roraima e o norte do país continua firme, buscando soluções que beneficiem a todos os cidadãos afetados por essa situação.