No Plenário da Câmara Federal desta terça-feira, 31, deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), usou a tribuna para repudiar as declarações ofensivas sobre as pessoas com deficiência, que foram proferidas pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB), do município de Arcoverde, no estado de Pernambuco.
Além de expressar seu repúdio, o parlamentar protocolou o Requerimento de Moção nº 57 de 2023, em resposta às falas da vereadora, de que uma servidora havia sido “castigada por Deus” por ter filho com deficiência. Para o parlamentar a afirmação é capacitista e demonstra uma profunda falta de empatia e de respeito pela diversidade que enriquece a sociedade. “Essa repugnante declaração evidencia o despreparo desta representante política. Eu acredito que Castigo é a população ter uma vereadora preconceituosa como esta,” ressaltou.
Zé Haroldo afirmou que as declarações da vereadora são inaceitáveis e contrárias aos princípios de respeito, dignidade e igualdade que devem ser defendidos e preservados no país. “Precisamos nos unir em solidariedade às pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo um ambiente inclusivo, onde todos sejam valorizados e respeitados. Que nossas ações diárias de empatia sejam a força motriz por trás da transformação individual que tanto aspiramos para o tecido social da nossa sociedade”, acrescentou.
O referido episódio ocorreu na última segunda-feira (30), e a vereadora Zirleide Monteiro justificou a fala em decorrência de um atrito entre ela e a servidora da Casa.