Deputados aprovam PL que dá nome de Alceste Madeira a centro de especialidades médicas de Rorainópolis

Médico morreu em 2021, vítima de acidente automobilístico; ele foi um dos pioneiros da medicina em Roraima. – Foto: Nonato Sousa

O Centro de Especialidades Médicas de Rorainópolis passa a ter o nome de “Dr. Alceste Madeira de Almeida”, após aprovação do PL nº 131/2022, por 14 votos, durante sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, 31. A proposta é do deputado Jorge Everton (União Brasil) em homenagem ao médico e político morto em 2021 vítima de acidente automobilístico.

“Nós acabamos de aprovar aqui na sessão extraordinária uma justa homenagem ao doutor Alceste Madeira, um médico que deu a sua vida por este Estado, lutando todos os dias pela saúde pública. Fico feliz por ter sido autor deste projeto e de ele ter sido aprovado por unanimidade. De forma respeitosa, eu me dirijo a todos os familiares do doutor Alceste e a todos os seus pacientes que um dia tiveram a oportunidade de conviver com este homem incrível que Roraima perdeu”, disse o parlamentar.

Alceste Madeira foi um dos pioneiros da medicina em Roraima, onde atuava desde a década de 1970. Em 1975, foi secretário estadual de Saúde e, em 1978, diretor do Hospital Coronel Mota. De acordo com justificativa do projeto, o médico, que era natural da cidade de Manaus (AM), era ativo também na política do Estado desde os anos 1990, quando foi eleito deputado federal, tendo sido reeleito ao cargo nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Alceste Madeira morreu em 15 de dezembro de 2021, aos 77 anos, ao se envolver em um grave acidente na BR-174, sentido Sul de Roraima, quando retornava do município de Rorainópolis, onde atuava como médico ginecologista e obstetra.

 

Veja também

Topo