A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima, criada para cumprir o rito processual para a escolha do conselheiro do TCE (Tribunal de Contas de Roraima), definiu após a sabatina desta quinta-feira, 18, que todos os candidatos estão aptos à votação que ocorre na segunda-feira, 22, em sessão extraordinária às 10h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Haverá transmissão ao vivo pela TV Assembleia (57.3) e redes sociais do Legislativo.
Seguem aptos os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB), o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas, a advogada Maria da Glória de Souza Lima e a primeira-dama do Estado, Simone Soares de Souza.
“A votação será secreta, conforme o Regimento Interno. Aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos, será o escolhido ao cargo de conselheiro”, explicou o superintendente legislativo, Jardel Souza. Ou seja, o candidato eleito precisa obter 13 votos ou mais, entre os 24 deputados.
Conforme Jardel, após a votação, o resultado será encaminhado ao Poder Executivo para nomeação, em Diário Eletrônico. Posteriormente, a nomeação é enviada ao Tribunal de Contas do Estado para providências de posse do novo conselheiro.
A sabatina ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência da Assembleia Legislativa de Roraima. Cada candidato teve 60 minutos para responder aos questionamentos dos membros da comissão, principalmente sobre conhecimentos jurídicos e contábeis, temas pertinentes ao cargo.
A Comissão Especial Externa é composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos), membros.
Yasmin Guedes