Detran-RR completa 21 anos de emancipação

O órgão foi implantado em Roraima há mais de seis décadas, mas somente em 28 de junho de 2002 se ornou uma autarquia. – Fotos: Ascom/Detran-RR

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) completa 21 anos de emancipação nesta quarta-feira, 28. Foi nesse dia, no ano de 2002 que se tornou uma autarquia.

O presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte, destacou a importância da autarquia para a população de Roraima. “O Departamento desenvolve com muita responsabilidade sua função que é administrar e fiscalizar o trânsito, além de formar condutores, conforme determina a legislação, com a finalidade de termos um trânsito humanizado para preservar a vida”, ressaltou.

Ele informou que nesses 21 anos de atividade, o Detran-RR realizou centenas de ações, entre blitzen educativas e fiscalizações, com o objetivo de construir um trânsito mais seguro para a população.

“No último ano a autarquia investiu em educação nas escolas do estado, envolvendo alunos do Ensino Fundamental por meio do projeto ‘Se essa rua fosse minha’. Nas escolas de Ensino Médio implementamos o projeto ‘Jovem Condutor’, que está facilitando o acesso à primeira CNH e reforçando a educação para o trânsito”, complementou Álvaro Duarte.

Álvaro Duarte

O presidente acrescentou que o Detran-RR também esteve nas universidades públicas e privadas, realizando palestras educativas para os acadêmicos e também firmou parceria com o Instituto Federal de Roraima para oferecer um curso de pós-graduação.

“Nos últimos anos temos aprimorado toda a questão digital do trânsito, para trazer mais comodidade aos nossos usuários, facilitando o acesso do cidadão aos serviços do Detran-RR. Recentemente adquirimos câmeras corporais para os agentes de trânsito, o que garante mais segurança durante as fiscalizações”, enfatizou Álvaro.

História

O Detran-RR foi implantado em Roraima há mais de seis décadas. Durante esse período funcionava apenas como uma Diretoria de Trânsito, pertencente à Sesp (Secretaria de Segurança Pública de Roraima).

Até então, a Diretoria de Trânsito não possuía autonomia. Funcionava com poucos equipamentos eletrônicos, o que dificultava a realização de atendimentos e demais serviços.

O projeto de emancipação foi iniciado pelo gestor Waldner Jorge Ferreira da Silva, entre junho de 2000 e maio de 2002.

A partir de junho de 2002, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho tomou posse como diretor do Detran-RR, que se tornou autarquia em 28 de junho de 2002, na gestão do então governador de Roraima, Francisco Flamarion Portela, por meio da Lei Estadual n° 338/02.

Após a emancipação, a autarquia ganhou autonomia financeira e administrativa. Atualmente, o Detran-RR conta com as seguintes diretorias: da Presidência; de Administração e Finanças; de Controle Condutores de Veículos e de Segurança do Trânsito.

A sede passou a ter mais salas, auditório, pátio de exames, além de conseguir um orçamento próprio e o primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, instituído em novembro de 2004.

Fernanda Vasconcelos

 

Veja também

Topo