Nos dias 30 e 31 de dezembro do mês passado e 1° de janeiro deste ano, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) realizou a Operação Ano Novo em Boa Vista e em outros municípios do Estado.
Durante o período, foram registradas 88 infrações de trânsito, em que 34 motoristas foram autuados por dirigirem sem cinto de segurança e por transportar 14 passageiros sem o acessório de segurança, além de 25 usando celular enquanto conduziam o veículo.
A operação resultou ainda na autuação de oito motoristas por transportar crianças sem observar as normas de segurança; três por conduzirem o veículo com licenciamento atrasado; dois por se recusarem a fazer o teste do etilômetro; um por andar com o veículo com placa ilegível e um sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, explicou que os dados da operação de Ano Novo reduziram quando comparados com a mesma ação de fiscalização realizada no período do Natal.
“No período de Natal foram registrados 82 motoristas sem o cinto de segurança e no final do ano foram 34. Mas reforçamos aos condutores a importância de usarem esse acessório de segurança, porque impede que o corpo vá para frente em casos de colisões ou frenagens bruscas”, alertou o presidente.
Segundo o 167 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), não usar o cinto de segurança é uma infração grave e o condutor receberá uma multa no valor de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH. Vale lembrar que o pagamento da multa não retira os pontos da habilitação do motorista
Edilson Rodrigues