Detran-RR registra redução de 44% no número de infrações de motorista sem cinto de segurança

Diminuição é resultado de ações educativas e de fiscalizações de trânsito feitas pelo órgão. – Fotos: Ascom/Detran-RR

O trabalho de fiscalização realizado pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) tem surtindo o efeito esperado quando se trata do número de infrações cometidas por motoristas e motociclistas.

A infração “condutor sem cinto de segurança” reduziu 44% no mês de abril deste ano, contabilizando 672 motoristas que descumpriram essa regra. Em março, esse mesmo tipo de auto de infração teve 1.215 registros.

Essa diminuição é resultado de ações educativas e de fiscalizações de trânsito feitas durante todo mês no Estado. Motoristas e passageiros devem usar cinto de segurança, conforme prevê o artigo 167 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito).

Dirigir sem cinto de segurança, além de ser uma infração grave, o condutor receberá multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito, Gueres Mesquita, disse que o cinto de segurança é um item obrigatório e fundamental tanto para o motorista quanto para o passageiro, inclusive para os que sentam no banco traseiro. “Em caso de acidente, o equipamento evita lesões graves. É um dispositivo de segurança que salva vidas”, complementou.

De acordo com os dados divulgados pelo Detran-RR, no mês de abril foram registrados 2.018 autos de infração de trânsito. Apesar da redução, “sem cinto de segurança” permanece na liderança, seguida por “veículo não licenciado” com 304; “sem CNH” com 241, e “fazendo o uso do celular” com 188 registros.

Emilly Duarte

 

 

Veja também

Topo