De 1º de janeiro até o dia 30 de novembro desde ano, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) atendeu cerca de 2.076 mil pacientes interessados em fazer a testagem e o aconselhamento para as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), dentre elas a Aids.
Dezembro é o mês em que as atenções se voltam à proteção dos direitos das pessoas que convivem com a Aids e a intenção do Governo de Roraima, por meio da Seseu (Secretaria de Saúde) é ressaltar a importância da realização de ações de sensibilização e prevenção junto à população do Estado.
E em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, 1º, o CTA oferecerá até sábado, dia 03, atendimento estendido para à população.
A programação iniciou pela manhã e se estende até às 20h15. Na sexta-feira, 02, e sábado, 03, as atividades serão realizadas no período de 8h às 12h. O Centro funciona em anexo da Clínica Especializada Coronel Mota, localizada na avenida Ville Roy, 5820, Centro.
“Hoje é o dia Internacional de Combate a Aids, e, em alusão a essa data estamos ofertando atendimento em horário estendido no CTA com o objetivo de abraçar essa população que trabalha e não consegue ser atendidos em horário comercial”, ressaltou a enfermeira do CTA, Eudemara Carvalho.
A data é para tentar alertar a população de que o HIV persiste, e se não for tratado precocemente pode evoluir para AIDS. “É uma forma de alertar que há prevenção e que o diagnóstico precoce é muito importante para evitar as complicações da doença”, afirmou a enfermeira.
Prevenção
O CTA tem a disposição preservativos femininos e masculinos de dois modelos diferentes, oferece testes rápidos para Sífilis, Hepatite B e C, e além disso, consultas de PrEP (Profilaxia Pré-exposição ao HIV).
Para receber o atendimento de testagem e aconselhamento, é necessário portar documento com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Suyanne Sá