Dezembro Vermelho: mês alusivo reforça empatia para combater o preconceito ao HIV/Aids

Durante todo o mês, a CGVS estará voltada para ampliar o acesso à prevenção combinada por meio da testagem rápida, entrega de insumos como preservativos, gel lubrificante, autoteste e orientações individualizadas. – Fotos: Ascom | Sesau

O Dezembro Vermelho começou, e a Sesau (Secretaria de Saúde) lembra da importância da prevenção e do acesso aos serviços que garantem diagnóstico, tratamento e acolhimento às pessoas que vivem com HIV/Aids e ressalta que falar sobre esse tema é mais do que apenas saúde.

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta segunda-feira, 1º, a Sesau amplia o diálogo com a população, fortalecendo ações que aproximam os usuários da rede de saúde e incentivam o cuidado contínuo.

“Não é só um dia para ser lembrado, é um dia para ser intensificado, não só com ações, mas principalmente no que diz respeito à quebra do estigma, à quebra do preconceito para as pessoas que vivem com HIV e também às pessoas que estão próximas dessas pessoas. Então o nosso trabalho é bem voltado para essa pauta também da discriminação, do preconceito”, afirmou a técnica do NCDST/Aids da Sesau, Sumaia Dias.

Durante todo o mês, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) estará voltada para ampliar o acesso à prevenção combinada por meio da testagem rápida, entrega de insumos como preservativos, gel lubrificante, autoteste e orientações individualizadas.

As ações também chegarão a pontos estratégicos da cidade, aproximando os serviços das populações mais vulnerabilizadas.

“O objetivo maior é fazer com que as pessoas tenham acesso facilitado às ações que oferecemos no SUS. Fazemos essas ações extramuro em dias e horários alternativos, para que as pessoas realmente possam ter esse acesso a testagem, principalmente, do HIV”, completou Sumaia.

Confira a programação:

01/12 – Encontro de Promoção da Saúde e Prevenção das IST/AIDS

Local: UERR (Rua Sete de Setembro, 231 – bairro Canarinho)

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

População-alvo: Servidores e estudantes

01/12 – Ação de Prevenção às IST/AIDS/HIV (com insumos de prevenção e autotestes de HIV)

Local: Posto de Triagem – PTRIG (Avenida Brasil, bairro Treze de Setembro)

Horário: 7h às 18h

População-alvo: Migrantes e refugiados

01/12 – Ação de Prevenção às IST/AIDS/HIV (com insumos de prevenção e autotestes de HIV)

Local: Pronto Atendimento Cosme e Silva (Rua Delman Veras, S/N – bairro Pintolândia)

Horário: 16h

População-alvo: Servidores e população em geral

10/12 – Ação de Testagem Rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e prevenção às IST/AIDS/HV (com insumos de prevenção e autotestes de HIV)

Local: Hospital do Amor (Via das Flores, 1557 – bairro Pricumã)

Horário: 8h às 12h

População-alvo: Servidores e população em geral

17/12 – Ação de Testagem Rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e prevenção às IST/AIDS/HV (com insumos de prevenção e autotestes de HIV)

Local: Pronto Atendimento Cosme e Silva (Rua Delman Veras, S/N – bairro Pintolândia)

Horário: 16h

População-alvo: Servidores e população em geral

Suyanne Sá
Topo