Neste sábado, 19, aconteceu o “Dia D” da Campanha de Multivacinação em Boa Vista, para atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de até 15 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), foram aplicadas 3.139 doses em 1.815 pessoas em pontos como Parque Germano Sampaio, Rodoviária Internacional de Boa Vista, os dois shoppings da cidade e nove unidades básicas de saúde (UBSs).
A dona de casa Nathália Ribeiro trouxe a filha Isabela, de 9 anos, para vacinar contra o HPV (principal causador do câncer de colo do útero) e a Influenza no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Senador Hélio Campos. “Eu acho importante que todas as crianças tomem a vacina. E é dever dos adultos cuidar da saúde delas”, disse.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, o objetivo da campanha foi atingido. “A prefeitura tem intensificado as ações de vacinação, levando em consideração a baixa cobertura. Conseguimos vacinar milhares de crianças e adolescentes, o nosso público-alvo”, explicou.
Presença do Ministério da Saúde
A Campanha de Multivacinação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios brasileiros. A ação em Boa Vista contou com a presença do Zé Gotinha e do Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, que visitou alguns pontos de vacinação.
“Nós observamos filas, a presença de pais, de crianças e adolescentes. Isso é muito positivo e mostra que a campanha no município está dando certo”, pontuou.
Campanha da Influenza
Em Boa Vista, os profissionais de saúde seguem imunizando também contra a Influenza. A campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto. Para ter acesso a ambos os serviços, será necessário apresentar a caderneta de vacina e cartão do SUS.
Ráyra Fernandes