Para celebrar o Dia da Amazônia e voltar a atenção e cuidados da sociedade para a maior reserva natural do mundo, oito escolas estaduais realizaram ações de revitalização de áreas verdes em várias comunidades escolares de Boa Vista.
Na segunda-feira, 5, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) distribuíram mudas de plantas frutíferas e ornamentais para as escolas estaduais 13 de Setembro, Olavo Brasil Filho, Girassol, Presidente Tancredo Neves, Antônio Ferreira de Souza, Francisca Élzika, além do Colégio Militarizado Vitória Mota Cruz e o Colégio Cívico-Militar Fagundes Varela.
Devido à chuva ocorrida na segunda-feira, 5, dia referente à data, quatro das escolas transferiram o evento comemorativo de plantio de mudas para a manhã desta terça-feira, 6. A ação foi coordenada pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed com a Femarh.
“Nós conseguimos 350 plantas que foram distribuídas nessa escola fortalecendo a discussão sobre o reflorestamento e a conscientização das pessoas”, salientou a diretora do Depe, Rosilda Garcia da Silva.
Os alunos da Escola Antônio Ferreira de Souza, no bairro Jardim Floresta, participaram plantando 40 mudas ao redor da unidade. Para a gestora Luzinete de Souza Mota Dias, o Dia da Amazônia não deve limitar-se a uma data simbólica, mas precisa ser lembrado durante todo o ano.
“Até por conta da consciência que devemos manter de conservar o verde. A floresta é sinônimo de vida, nosso bem maior. E a Amazônia representa essa vida não só para a gente aqui em Roraima ou na Região Norte, mas para o mundo inteiro”, destacou.
Layse Menezes