Dia da Independência: mais de 15 mil pessoas prestigiaram o desfile cívico-militar nesta quinta-feira

Desfile contou com estudantes de 19 unidades escolares estaduais, representantes de instituições civis e das forças militares. – Fotos: Secom-RR

O tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, realizado na manhã desta quinta-feira, 7, na Avenida Capitão Ene Garcez, teve a participação de 4.500 pessoas desfilando e atraiu um público de mais de 15 mil pessoas. Organizado pelo Governo de Roraima, em parceria com órgãos militares, o desfile teve, ao todo, 56 instituições participantes, entre civis e militares.

As atividades comemorativas do Dia da Independência começaram às 7h30, quando o governador Antônio Denarium, acompanhado do comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Paulo Edson Santa Barba, passou em revista à tropa.

O desfile começou com a Fanfarra do CAS (Centro de Atendimento Social) Vila Jardim. Em seguida, desfilaram os alunos participantes dos programas do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência da Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social). Na sequência, desfilaram estudantes de 19 unidades escolares estaduais, seguidos de representantes de várias instituições civis e, por último, desfilaram os integrantes das forças militares.

O governador Antonio Denarium falou da importância da comemoração da Independência do Brasil.

“Iniciamos a Semana da Pátria no dia 1º, com o hasteamento da bandeira do Brasil e o acendimento da tocha simbólica da Pátria. Hoje, dezenas de escolas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Exército Brasileiro e Aeronáutica, entidades, escolas particulares, a maçonaria, o pessoal do atletismo, todos desfilaram, demonstrando o seu patriotismo e o amor pelo Brasil. As famílias prestigiaram essa grande apresentação e podem rememorar e comemorar a Semana da Pátria”, disse.

O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Paulo Edson Santa Barba, ressaltou a alegria de festejar a Independência do Brasil.

“Poder participar desse momento cívico é uma satisfação muito grande para todos nós. Todas as escolas que desfilaram, grupos, associações, estava todo mundo feliz e com muita vibração. Apreciamos também nossas tropas, tanto federais quanto estaduais, e as outras forças que trabalham aqui pelo nosso Estado. Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, comemorando os nossos 201 anos de Independência”, afirmou.

Famílias assistiram ao desfile e falaram sobre a importância do 7 de Setembro

Um filho do senhor Rauney Pantoja participou do desfile e ele estava feliz de vê-lo desfilando. Ele também destacou a organização do evento e a mudança que foi feita no local do desfile.

“Eu tenho um filho que participou do desfile de 7 de Setembro. Acho muito interessante para ele. É bom também para a população. Está muito bonito e foi bem programado este ano. Antes nós ficávamos de frente para o sol e, agora, o sol está em nossas costas. Ficou muito melhor para apreciar”, afirmou.

Quem também prestigiou a comemoração foi a senhora Sílvia Sena, que levou o neto para assistir ao desfile e destacou a importância da data.

“Trouxe meu neto para apreciar a semana da pátria para incentivá-lo e para ele crescer sabendo da importância dessa data de hoje. Também vim prestigiar minha filha que é militar e vai desfilar. Vou mostrar a tia dele desfilando e mostrar também a importância da Semana da Pátria para todos”, destacou.

A venezuelana Yoglenis Avilez assistiu ao desfile e destacou a participação de seus dois filhos na comemoração da Independência do país que os acolhe.

“É de verdade uma data especial a Independência de um país. Tenho dois filhos desfilando hoje, um é aluno do Colégio Militarizado Maria Teresa Parodi e o outro é da banda de música”, disse.

Sádina Thainá levou a filha menor para assistir ao desfile e celebrar a Independência do Brasil e passar esses ensinamentos para ela.

“Eu acho muito importante valorizar a nossa cultura e o 7 de Setembro que é uma homenagem ao Brasil. Então a gente tem sempre que acompanhar e valorizar. Eu achei muito bonito as escolas participando, a comunidade também, os trabalhadores. Foi lindo”, finalizou.

Vânia Coelho

 

 

Veja também

Topo