Autor de um projeto de decreto legislativo que concedeu a comenda “Orgulho de Roraima” a dezenas de fotógrafos do estado, o deputado Eder Lourinho (PSD), falou de sua profunda admiração e respeito pelo trabalho do profissional da fotografia, lembrando o Dia do Fotógrafo, comemorado hoje, 8. De acordo com ele,o data celebra não apenas a evolução da fotografia, mas também o talento e a dedicação dos profissionais que trabalham nesta área, que têm verdadeira paixão pela arte de capturar momentos e eternizá-los em imagens.
O parlamentar garante que as fotografias guardam para sempre os momentos, emoções e sentimentos expressados algum dia de nossas vidas, e estão espalhadas em todas as mídias e lugares diversos. “Um clique é o necessário para mudar uma vida, para denunciar, para informar, para nos fazer rir ou chorar, ou transformar os segundos em eternidades”, disse o deputadoafirmando que a fotografia é uma das ferramentas da comunicação que testemunha a notícia, além de eternizar momentos marcantes.
Através das lentes do fotógrafos – diz Lourinho -, o público é sensibilizado para questões globais e é capaz de testemunhar a riqueza da vida cotidiana. O parlamentar chama a atenção para a necessidade de se valorizar mais e respeitar o trabalho dos fotógrafos que, segundo ele, com suas habilidades e criatividade nos permitem enxergar o mundo sob uma perspectiva única e emocionante. “Como diz o ditado popular: uma imagem vale por mil palavras”, lembrou.
Para Eder Lourinho, comemorar o Dia do Fotógrafo é uma forma de lembrar a importância dessa arte e incentivar as pessoas a apreciar e respeitar o trabalho desses profissionais. “Precisamos reconhecer o papel essencial desses profissionais na comunicação visual. Suas imagens não apenas ilustram notícias, mas também têm o poder de evocar emoções e contar histórias. Até porque o tempo não volta e a melhor maneira de eternizar um momento é fotografando. É uma forma de manter o coração aquecido em um dia de saudade”, finalizou.