Dia do Professor: Governo de Roraima valoriza categoria com posse de profissionais concursados, pagamentos de progressões e curso de mestrado

Somente de progressões verticais, o Governo de Roraima saldou, em três anos e meio de gestão, uma dívida de 14 anos com a categoria. – Fotos: Ascom/Seed

Neste dia 15 de outubro, data que celebra o Dia do Professor, os profissionais da rede estadual podem comemorar muitos avanços conquistados para a categoria em Roraima. Neste sentido, o Governo do Estado contribuiu e reforçou o setor com a posse de novos professores concursados e o pagamento de retroativos de progressões verticais, estão entre algumas das ações que merecem destaque.

Somente de progressões verticais, o Governo de Roraima saldou, em três anos e meio de gestão, uma dívida de 14 anos com a categoria, pagando R$ 26,5 milhões de retroativos a 2.051 docentes que aguardavam a efetivação de seus direitos. Um deles é o professor Antônio Nilson de Almeida Silva, que atua como gestor na Escola Estadual Padre José Monticone, em Mucajaí.

“Eu tinha esperança em receber essas progressões e essa esperança se tornou realidade. Agradeço ao governador Denarium que é um político diferenciado que valoriza a educação, com escolas revitalizadas, mobiliadas, escolas essas hoje que contam com profissionais valorizados e motivados. Neste dia, só tenho a agradecer”, disse Nilson, que é educador físico concursado do Estado desde o ano de 2002.

Concursos públicos

Outro marco da atual gestão que demonstra o respeito e valorização da carreira docente foi a realização de dois concursos públicos, aguardados há 15 anos. O concurso para professor da Educação Básica foi realizado em outubro de 2021 e ofertou 650 vagas imediatas e até o momento, foram empossados 617 docentes.

Já o primeiro concurso público específico e diferenciado para professor indígena do Brasil, com a oferta de mil vagas, ocorreu em março deste ano e até agora, 548 docentes foram empossados e já estão atuando nas escolas indígenas.

Juliana Morais é professora de Língua Portuguesa recém concursada. Empossada no início deste ano, foi lotada na Escola Estadual Tancredo Neves, unidade de ensino que estudou e que hoje atua como docente, fato este que é motivo de orgulho e de dedicação à sala de aula.

“Há dez anos trabalho com a educação, já fui professora ‘seletivada’ e agora sou efetiva do Estado. Hoje estou trabalhando na mesma escola que terminei o Ensino Médio e tenho o prazer de trabalhar ao lado de colegas que foram meus professores e que tenho muita admiração. Espero contribuir e ser exemplo para meus alunos assim como meus professores foram exemplo para mim”, disse Juliana.

Qualificação

Estimular a capacitação de professores é outro foco da atual gestão em busca da melhoria da qualidade do ensino. A fim de alcançar a excelência do processo educacional, o secretário de Educação e Desporto Nonato Mesquita anunciou a oferta de curso de Mestrado para o próximo ano.

“Sabemos da responsabilidade do professor em sala de aula, motivo pelo qual estamos preocupados com a formação deles. Estamos fechando uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora para trazer o curso de Mestrado para Roraima, a partir do ano de 2023, contemplando 70 professores na primeira turma”, disse Nonato Mesquita.

Ainda dentro da área de formação e capacitação, o Governo do Estado por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação de Professores) ofertou 91 cursos de formação continuada nos últimos três anos e meio, realizando mais de dez mil capacitações.

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo