Dia Internacional da Animação será celebrado neste sábado com exibição gratuita de curtas infantis em Boa Vista

Mostra Infantil será exibida no Parque do Rio Branco, próximo ao mural dos artistas locais, a partir das 18h30. A classificação é livre e a programação é gratuita. – Fotos: Canoa Cultural

O Coletivo Canoa Cultural, por meio do Cineclube Fora do Eixo, apresenta neste sábado, 1º, o Dia Internacional da Animação (DIA). Com apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira e parceria da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), a Mostra Infantil será exibida no Parque do Rio Branco, próximo ao mural dos artistas locais, a partir das 18h30. A classificação é livre e a programação é gratuita.

O DIA é uma mostra de curtas-metragens de animação com exibições que acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. Em Boa Vista, as mostras aconteceram entre 2015 e 2018. Além da capital, a exibição também já foi feita no município de Mucajaí. Em 2025, o DIA retorna a Roraima para celebrar os 22 anos da mostra.

“É uma grande alegria trazer o DIA de volta para Boa Vista. As edições anteriores também foram realizadas em espaços públicos, de forma gratuita, e agora retornamos em grande estilo: no Parque do Rio Branco. É uma forma de dar visibilidade aos realizadores e ao que está sendo produzido no audiovisual brasileiro, exibir curtas de alta qualidade e formar público”, destacou Manoel Vilas Boas, presidente do Coletivo Canoa Cultural e produtor local do DIA.

A mostra oficial é composta por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Em Boa Vista, será exibida apenas a Mostra Infantil, com sete filmes de realizadores de diversos locais do país.

22 anos do dia

A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 200 cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Em 2025, 137 curtas-metragens de animação brasileiros foram inscritos para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, seis filmes para a Mostra Nacional e sete para a Mostra Infantil. Uma das grandes características do DIA é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Programação

Os filmes da Mostra Infantil que serão exibidos são: Eu e o Boi, o Boi e Eu (Dir. Jane Carmen Oliveira, Victor – Dir. Ana Luisa Bello / Breno Barboza), O Enigma Do Tempo (Dir. Anderson Lister) Rheum (Dir. Rayana França), Minha Cidade Ideal (Dir. Crianças e Adolescentes do Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul/EMEF Éber Louzada Zippinotti), ABC de Mãe (Dir. Felipe Daher, Valentina Zimpeck e João Outeiral) e Quarentena (Dir. Thomas Larson).

Veja também

Topo