Diálogo e reconhecimento marcaram a homenagem que o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em agradecimento à implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), ao Reajuste Geral Anual (RGA) de 2024 e aos respectivos retroativos. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 27, no Plenarinho Valério Caldas Magalhães.
Surpreso com a homenagem, Sampaio, que recebeu uma placa com uma mensagem de valorização aos servidores, expressou sua alegria por ser reconhecido como gestor democrático. “O que me deixa feliz é saber que as pessoas sentem que podem dialogar comigo. É preciso ter disposição para conversar, e eu aprendi a dizer sim com um sorriso e a dizer não quando necessário, sem me fechar para as pessoas”, disse.
“Vocês estão aqui por mérito, e isso me envaidece e motiva a manter minha carreira pública. Não posso negar minha história; já experimentei os dois lados do balcão, fiz radicalizações, mas hoje tenho a felicidade de reconhecer minhas origens. Só tenho gratidão. Esta é uma casa política, um poder acessível, e é natural que os deputados tenham interesse em fortalecer seus mandatos, mas sempre buscamos fortalecer o poder em si. Esta foi uma construção de todos nós”, complementou o chefe do Poder Legislativo.
O presidente da comissão que discutiu o PCCR, o procurador-geral adjunto do Poder Legislativo, Sérgio Mateus, destacou a importância do trabalho em equipe para a conquista. “Gostaria de externar minha imensa gratidão. Foi quase um ano de discussões. O presidente, ao valorizar o servidor, reconhece que as instituições se fortalecem quando se valoriza o capital humano, prestando assim um melhor serviço à sociedade”, afirmou.
A vice-presidente da comissão, revisora Vivian Nina, do segundo concurso da ALE-RR, em 2010, destacou o crescimento pessoal e profissional ao participar das negociações. Ela também ressaltou a importância da origem de Sampaio no serviço público e na luta sindical para o resultado alcançado. “Foi um trabalho realizado por muitas mãos empenhadas para cumprir o compromisso assumido por Sampaio, que veio do sindicato e é servidor público, e isso fez diferença,”, ressaltou.
Ainda segundo a revisora, um dos benefícios mais importantes do novo PCCR foi estabelecer a isonomia entre as carreiras. “No antigo, apenas o nível superior tinha direito a três progressões por qualificação, e agora conseguimos estender isso a todas as carreiras. Também corrigimos uma injustiça com os nossos servidores de nível médio-técnico, que foram rebaixados no último plano. Conseguimos ajustar os vencimentos na faixa adequada, além de outras correções”, explicou.
Para o servidor Francisco Marinho Torres, do primeiro concurso da ALE-RR em 1996, o compromisso da atual Mesa Diretora com os efetivos é inédito. “Sem demérito aos outros presidentes, mas desde que Sampaio assumiu a presidência, trouxe bons ventos”, afirmou.
Egresso do último concurso de 2018, o contador Francisco Silva, que calculou o impacto orçamentário do PCCR, compartilha o mesmo sentimento do veterano. “Esse trabalho foi bastante difícil, mas o sentimento é de gratidão por fazer parte da comissão. Aprendi muito e agradeço ao presidente pela aprovação do plano”, ressaltou o contador.
Sampaio reforçou que ainda há muitas conquistas a serem implementadas e que os servidores devem continuar buscando melhorias. “Quero pedir a vocês que recebam esta mensagem com diálogo. O sonho de um plano de saúde para os servidores ainda precisa ser discutido, assim como outros direitos. Quem sabe, a curto prazo, também poderemos trabalhar na ideia de um concurso público? A nossa mesa de negociação é permanente”, concluiu.