Com a finalidade de sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância da doação de sangue, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) dará início às atividades da unidade móvel Expresso Coleta de Sangue.
A primeira atividade do novo serviço será realizada em parceria com a Liga Acadêmica da Clínica Médica e Semiologia da UFRR (Universidade Federal de Roraima), em evento programado para acontecer na próxima semana, no bloco de medicina que fica no Campus Paricarana.
“Nós estaremos na UFRR, nos dias 6 e 7, pela manhã e tarde, para realizar esse evento de coleta de sangue. É uma iniciativa em parceria com o curso de Medicina e a Liga de Semiologia, e estaremos presentes com nossa equipe para realizar 80 coletas nesses dois dias de ação”, explicou a enfermeira da captação de doadores da unidade, Liliana Bezerra.
Ela ressaltou ainda que qualquer pessoa que esteja acompanhando a ação, mesmo não sendo estudante de medicina, pode estar contribuindo com o reforço no estoque de sangue, que atualmente encontra-se em baixa devido a queda no comparecimento de doadores.
“O evento está sendo realizado em parceria com o curso de medicina, mas também está aberto a todos os outros cursos que queiram participar”, completou.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto.
“Os doadores entre 16 e 17 precisam ter autorização legal de um responsável legal. Também é importante estar bem descansado, ter dormido bem, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior, não ter fumado nas duas horas antes que antecedem a doação de sangue”, reforçou a enfermeira.
Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
Doação de medula
Além da questão da doação de sangue, a equipe do Hemoraima também fará a captação de voluntários para o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, além de não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
O interessado preenche um formulário de cadastro que será inserido no Redome, depois é feito coleta de uma amostra de sangue de 5 ml que será enviado para um laboratório de análise. Caso seu sangue seja compatível com algum paciente, o paciente será chamado para fazer a coleta de uma segunda amostra, que ocorrerá em outra cidade. Todas as despesas da viagem são custeadas pelo SUS, com direito a um acompanhante.
Confira a programação
Início das atividades do Expresso Coleta de Sangue do Hemoraima
Datas: 06 e 07 de junho de 2023;
Horário: Das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h;
Local: Bloco de Medicina da UFRR;
Endereço: Campus Paricarana, avenida Ene Garcez, 2413, bairro Aeroporto.
Suyanne Sá