Documentário de Roraima concorre em Festival de Taguatinga

Os internautas podem votar gratuitamente pela internet até 7 de agosto. – Foto: Divulgação

O documentário “Cristino Wapichana”, dirigido pelo cineasta roraimense Aldenor Pimentel, foi selecionado para a Mostra Seleção Popular online do 16º Festival Taguatinga de Cinema e pode ser assistido gratuitamente pela internet. Até 7 de agosto, o público pode votar nas obras favoritas da programação.

O filme aclamado pelo voto popular participará da Mostra Competitiva, a ser realizada presencialmente no Sesc Taguatinga, no Distrito Federal, de 7 a 10 de setembro. Para participar da votação, o internauta deve fazer um cadastro gratuito. Os filmes ficarão on-line até 10 de novembro. Mais de 400 filmes de curta-metragem participam da Mostra Seleção Popular online 2022.

O documentário “Cristino Wapichana” é uma produção independente, totalmente realizada em Roraima, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho de escritor e o reconhecimento internacional e o papel do Estado na formação de leitores. A Direção de Fotografia do filme é de Pedro Alencar.

Além do 16º Festival Taguatinga de Cinema, o documentário roraimense foi selecionado para a 2ª Mostra Internacional Audiovisual [em]curtas – Mostra Variações em Sessões 2021, de Uberlândia (MG), o Prêmio One Earth, da Índia, o Festival de Cinema Latino e Nativo Americano, dos Estados Unidos, e o Festival The Paus Premieres, da Inglaterra.

Sobre o diretor

Natural de Boa Vista, Aldenor Pimentel também dirigiu o filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, vencedor até agora de seis prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais. Além disso, atuou como diretor, roteirista e produtor de cerca de 20 filmes ficcionais, documentais e de animação desde 2006.

 

Veja também

Topo