Documento curricular: Roraima avança com a capacitação de docentes nesta quinta-feira

A abertura do evento ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 18, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi . – Fotos: Ascom/Seed

Ao todo, 350 professores da rede estadual de ensino estão participando do Encontro Formativo para Implementação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) – Segunda Etapa Boa Vista.

A abertura do evento ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 18, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi e contou com a participação do professor João Paulo Cêpa, articulador do Movimento pela Base. E segue com a programação nesta quinta-feira, dia 19.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita prestigiou a abertura, ao lado do secretário adjunto Semaias Alexandre Silva e da coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima, Simone Batista.

Voltado para a formação de professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano, o Encontro Formativo tem o objetivo de capacitar e ampliar os conhecimentos profissionais e fortalecer a prática docente, para efetivar a implementação do DCRR nas escolas.

Para o professor João Paulo, a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um grande desafio que deve ser enfrentado por todos, com foco na recomposição das aprendizagens, principalmente neste período pós-pandemia.

“Sabemos que estamos em um cenário complexo e é na construção do processo pedagógico da escola e no planejamento que muitas respostas vão aparecer. Mas o desafio, a responsabilidade é de todos, das secretarias, escolas, professores, gestores, sociedade civil. Nosso objetivo é a melhoria da educação brasileira”, destacou João.

Programação de hoje

O Encontro Formativo segue durante toda esta quinta-feira, 19. As atividades práticas ocorrem na Escola Estadual Oswaldo Cruz, com a equipe de formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação de Roraima).

A professora Stela Damas, diretora do Centro de Formação explicou que a capacitação está baseada em três importantes pilares: conhecimento, prática profissional e engajamento.

“Nós fizemos um primeiro momento para que o professor tenha um panorama conceitual do que o DCRR traz, depois propomos a prática, que é a efetivação do planejamento em si, a partir das competências e habilidades que a Base propõe. Por fim, estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos professores sobre a importância do documento, pensando então no seu engajamento”, explicou Stela Damas.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica. Sua implementação ocorre em todo o Brasil.

O DCRR foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e é um instrumento estadual que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno.

“É importante essa formação, pois é uma base comum nacional, isso significa que não só no cenário regional, mas nacional, todos os estudantes terão o mesmo nível de acesso ao conhecimento”, destacou o professor de História Saulo Chaves.

Governo já realizou quatro encontros formativos

Este já é o quarto encontro formativo. O primeiro aconteceu em Boa Vista (primeira etapa), no mês de março com a participação de 400 professores, o segundo em abril foi realizado em Normandia para 400 professores e o terceiro em Uiramutã, na semana passada, que contou com a presença de 420 docentes.

A formação para implementação do DCRR e BNCC ocorre em regime de colaboração entre Estado e municípios, Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo