EAD: Cresce a procura por cursos na modalidade que democratizou o conhecimento

Multiplataformas de aprendizagem são algumas das vantagens que o aluno encontra quando decide pelo ensino EaD. – Fotos: Ascom/Estácio

O Censo da Educação Superior 2021, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que em 10 anos (entre 2011 e 2021) o número de pessoas que decidiram pelos cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD) foi de mais de 470%. Na outra ponta, o ingresso nos cursos presenciais diminuiu 23,4%.

Permitir a inclusão e a democratização do conhecimento bem como o surgimento de novas demandas das tecnologias da informação estão entre os principais fatores que contribuíram para a mudança dessa panorâmica no ensino superior no Brasil. “Hoje o candidato busca liberdade para estudar onde e quando quiser, com aulas 100% online e pensadas para o universo digital”, observa o gerente comercial do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Gilberto Flores.

Segundo ele, as multiplataformas de aprendizagem são algumas das vantagens que o aluno encontra quando decide pelo ensino EaD. “São utilizados vídeos, debates, games, podcast, exercícios e simulados. Também se proporciona flexibilidade para ajustar o tempo de estudo com a rotina pessoal e profissional, conveniência e acessibilidade para estudar em diversos lugares. Portanto, o aluno tem o mesmo conteúdo e diploma dos outros modelos de ensino e conteúdo 100% digital, onde o aluno estabelece seu ritmo”, explica.

Ele informou, por exemplo, que na Estácio da Amazônia existem mais de 100 cursos disponíveis no ensino digital, sendo 14 cursos no formato Flex, que também dispõe de laboratórios presenciais ou em realidade virtual de última geração.

Na instituição o futuro universitário encontra graduações como Comunicação Institucional, Comércio Exterior, Administração, Marketing, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet, dentre outras. Quem tiver curiosidade sobre os cursos oferecidos hoje pelo Centro Universitário, a equipe de consultores da Estácio atende os candidatos pelo WhatsApp, no telefone (95) 98803-6243.

Abaixo, algumas dicas de como estudar EAD:

1. Tenha um lugar organizado

O primeiro ponto é separar um ambiente para os estudos que seja confortável e que permita deixar seus materiais organizados. Assim, fica mais fácil estabelecer uma rotina de estudos e fazer seu tempo render mais, já que você não precisa ficar procurando cadernos, textos e outros itens.

2. Treine sua disciplina

Apesar da versatilidade do EAD, é preciso ter disciplina, já que a complexidade dos cursos é a mesma do formato presencial. Então, não procrastine: estude um pouco por dia para que as matérias não se acumulem. Com isso, você evita a ansiedade e o estresse e consegue aproveitar melhor os conteúdos.

3. Seja organizado

Além de disciplina, é preciso organização. Por isso, crie um cronograma de estudos semanal com os horários em que você vai se dedicar às aulas online. Se possível, respeite seu relógio biológico: caso você seja mais produtivo pela manhã, procure estudar nesse horário.

4. Crie uma lista de prioridades

Ao montar seu cronograma, considere as prioridades, como um trabalho para entregar ou prova. Com isso, você cria uma rotina que acompanha suas atividades, vai aprender melhor e não deixa nada para trás.

Outras opções de graduação

Além do tradicional ensino presencial, do EaD e do Flex, a Estácio ainda dispõe de outros formatos para atender as necessidades dos diversos perfis de alunos. No Semipresencial a metodologia criada conecta a expertise do ensino presencial com a inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. Neste formato, o aluno cursa disciplinas presenciais, garantindo assim, a experiência presencial em aulas no campus, incluindo laboratórios, até duas vezes por semana, além de estudar em disciplinas ofertadas por meio da plataforma de ensino digital da Estácio.

Já o Estácio Ao Vivo possui aulas 100% síncronas a partir de salas especialmente concebidas com uma tecnologia inovadora e ferramentas que garantem uma nova experiência de aprendizagem para os alunos que ganham mais interação e conectividade, reunindo o que há de melhor nas modalidades EaD e presencial.

Alexsandra Sampaio

 

Veja também

Topo