Eder Lourinho pede revitalização de escola no Uiramutã

Deputado também pediu celeridade na disponibilidade do transporte escolar e a construção de uma quadra de esportes na Vila Água Fria. – Foto: Ascom Parlamentar

Preocupado com as condições no atendimento da educação do município de Uiramutã, no norte do Estado, o deputado Eder Lourinho (PTC), solicitou do Governo do Estado, através indicação, a revitalização da Escola Estadual Indígena São Sebastião do Cailã, na Vila Água Fria. De acordo com o documento, pais e alunos da escola alegam que a instituição de ensino passa por problemas sérios de manutenção e precisa de uma reforma urgente, antes do período de inverno.

Segundo moradores, a estrutura física da escola está comprometida, precisando de reparos e reforço estrutural. Eles citam como exemplo problemas na cobertura e no forro, no piso, nas portas e janelas, falta de pintura, problemas nos banheiros e parte elétrica, o que gera insegurança para alunos e professores. O deputado ressalta que a escola fica situada a cerca de 160 quilômetros da capital e atende alunos de seis comunidades indígenas com ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e EJA, fato que justifica o pedido.

A celeridade na disponibilidade do transporte escolar também foi solicitado pelo parlamentar. Ele alegou em sua justificativa que as comunidades indígenas da região dependem diretamente do transporte escolar oferecido pelo Governo do Estado. De acordo com pais de alunos, até o momento não foi disponibilizado os serviços a comunidade escolar, fato que leva os professores a afirmarem que se não tiver transporte escolar o aluno não vai à aula.

A construção de uma quadra de esportes na Vila Água Fria foi outra reivindicação de Eder Lourinho. Ele explicou que a atual quadra da escola foi construida há cerca de 30 anos e está totalmente deteriorada e não oferece as mínimas condições de funcionamento para atender mais de 200 alunos e pessoas da comunidade. Também, atendendo reivindicação de moradores, Lourinho reiterou pedido para perfuração de um poço artesiano na Vila para atender 70 famílias da comunidade que passam por dificuldades no abastecimento de água por falta de um poço artesiano.

 

Veja também

Topo