Educação Inclusiva: ALE-RR premia vencedores do 1º concurso de redação do Teamarr

Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, certame premiou as seis melhores redações da capital e interior. – Fotos: Marley Lima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, na manhã desta sexta-feira, 22, a solenidade de premiação de alunos e professores vencedores do primeiro concurso de redação promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). O evento ocorreu no Plenário Valério Caldas Magalhães e consagrou as seis melhores redações com notebooks, fones de ouvido, smartphones e tablets.

Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o concurso foi idealizado pela presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (PP). A parlamentar destacou que o concurso foi um sucesso, pois teve mais de 600 inscritos e levou mais informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA) à sociedade.

Deputada Angela Águida Portella

“O nosso objetivo foi alcançado, pois trouxemos o tema para ser discutido em diversas escolas públicas e particulares de todo o nosso Estado. A intenção foi fazer com que as pessoas compreendam o que é o autismo, pois muitas realmente desconhecem e nós precisamos ter esse conhecimento e empatia. Isso é importante até mesmo para nos posicionarmos diante dessa sociedade em que a cada 29 nascidos, um é autista”, informou a deputada.

Pollyana de Oliveira foi a aluna que ganhou o primeiro lugar na categoria escola da capital. Ela garantiu a premiação que inclui notebook, mochila, fone de ouvido e mouse e declarou a emoção de receber o reconhecimento do Legislativo.

Pollyana de Oliveira

“É um privilégio para mim, porque não esperava finalizar o ano dessa forma. Foram várias tentativas de ganhar alguma coisa, de conseguir algo, e a primeira vez que eu consigo com o meu esforço ganhar o primeiro lugar do concurso. É muito emocionante, estou muito feliz” frisou a aluna.

A solenidade também premiou os professores que auxiliaram os alunos na produção das redações. É o caso da Stella Praetorius, docente e orientadora de Pollyana, que relatou sobre a disciplina necessária para conseguir o objetivo.

Stella Praetorius

“É muito gratificante e prazeroso ver o esforço do aluno. A gente percebe que Pollyana se dedicou nesse trabalho que é conjunto. Nesse sentido, acredito que se você se dedica e corre atrás do que você quer, a probabilidade de conseguir é muito grande”, refletiu a professora.

Já a estudante Vitória Jacinto da Silva conquistou o segundo lugar do concurso na categoria escola da capital. Ela destacou que a principal inspiração para escrever o texto vencedor foi o irmão, que possui o transtorno do autismo.

“Como tenho um irmão autista, pensei no preconceito que as pessoas com TEA sofrem e na carência na estrutura educacional, que a gente percebe que não é muito boa. Assim, desenvolvi meu texto e me sinto muito grata recebendo esse prêmio, pois foi o primeiro concurso de que participei e já ganhei o segundo lugar”, disse contente.

Confira os vencedores por categoria

ESCOLA CAPITAL

1º Lugar – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado SESI/RR

Aluna: Pollyana Alves de Oliveira.

Professora: Stella Praetorius

2º Lugar – Fundação Bradesco

Aluna: Vitória Jacinto da Silva

Professora: Andreia Jordania M. de Araújo

3º Lugar – Instituto Sion

Aluno: Paulo Thiago Valença Figueroa

Professora: Nelcicleia Tavares Honda

ESCOLA INTERIOR

1º Lugar – Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Padre José Monticone – Mucajaí

Aluna: Graziela Vitória da Conceição de Jesus

Professor: Carlos Carioca

2º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira – Alto Alegre

Aluna: Thalita Souza Santos

Professora: Rosivânia P. Ribeiro Abreu

3º Lugar – Escola Estadual em Tempo Integral José de Alencar – Rorainópolis

Aluna: Vitória Sampaio Pedro

Professor: Moisés B. Santos

Premiação do Concurso

Boa Vista

Categoria aluno

● 1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

● 2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido

● 3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor orientador

● 1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

● 2º lugar: smartphone e fone de ouvido

● 3º lugar: smartphone e fone de ouvido

Interior

Categoria aluno

● 1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

● 2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido

● 3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor orientador

● 1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

● 2º lugar: smartphone e fone de ouvido

● 3º lugar: smartphone e fone de ouvido

Anderson Caldas

 

Veja também

Topo