Educação Inclusiva: professores do Colégio de Aplicação recebem capacitação sobre acolhimento a alunos autistas

Formação promovida pelo Teamarr, projeto da Assembleia Legislativa de Roraima, aborda desafios da inclusão em sala de aula e fortalece o diálogo entre escola e família. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALERR

Cerca de 45 professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR) participaram, nesta segunda-feira, 2, de uma capacitação promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que atualmente atende cerca de mil famílias no estado.

A ação marcou o encerramento da Jornada Pedagógica realizada com os profissionais do Colégio de Aplicação, que se preparam para o início do ano letivo, previsto para esta quarta-feira, 4. Nesta segunda etapa do processo formativo, foram discutidos os desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula, especialmente no atendimento a alunos atípicos e na relação com famílias que, em alguns casos, ainda não compreendem ou não aceitam determinadas condutas pedagógicas adotadas no ambiente escolar.

A proposta da capacitação é ampliar o debate sobre inclusão e reforçar a importância do envolvimento de toda a sociedade na compreensão das necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo um acolhimento mais sensível, respeitoso e empático.

Neuropsicóloga do Teamarr, Rozianne Melville.

A neuropsicóloga do Teamarr, Rozianne Melville, destacou a relevância da formação continuada na área educacional e ressaltou o cuidado com a saúde emocional dos profissionais. Segundo ela, o tema da capacitação “Cuidar de quem cuida!” reflete a necessidade de olhar para esse educador, para que ele consiga estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal.

“Em um ambiente com muitos alunos, de 20 a 30 aluno, às vezes tem quatro crianças com algum tipo de transtorno. Eles precisam saber a diferença desses transtornos para saber o tratamento educacional de cada um. E a importância do emocional desses professores é que ele saiba lidar e não leve para casa o que está acontecendo dentro da sala de aula”, ressaltou.

Professor Neemias Serafim.

O professor de educação física do Colégio de Aplicação, Neemias Serafim, ressaltou os benefícios de participar de iniciativas como essa, que contribuem para maior segurança no exercício da profissão e para o fortalecimento do ensino inclusivo.

“Nós precisamos saber lidar com todos esses públicos e oferecer esse ensino inclusivo onde eles possam ter acesso e se sentir incluídos mesmo”, reforçou.

A iniciativa também reconhece os inúmeros desafios enfrentados diariamente pelos professores em sala de aula, que convivem com estudantes com deficiências e neurodivergências, tornando o ambiente escolar um espaço de diversidade e constante adaptação.

Diretora do Colégio de Aplicação, Adriana Santos.

Para a diretora do Colégio de Aplicação, Adriana Santos, a capacitação, neste início de ano letivo, representa um momento essencial de conscientização, cuidado e fortalecimento profissional, incentivando a reflexão sobre a prática pedagógica e a criação de estratégias que garantam mais segurança e preparo para lidar com essa realidade.

“É o primeiro momento de nos fortalecer, de nos cuidar, olhar para os nossos desafios, pensar sobre eles e criar estratégias para lidar com eles. É um momento em que a gente se fortalece e se organiza para o ano letivo. Afinal de contas, ser professor já é um desafio, e este é um momento fundamental do ano letivo”, destacou.

Sobre o Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

A unidade atende crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, oferece terapias, faz encaminhamentos e promove capacitações para familiares e profissionais da saúde e da educação.

Os interessados nos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Contatos:

(95) 99164-1475

(95) 98428-6565

E-mail: [email protected]

Para solicitar capacitações: [email protected]

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr

Monica Gizele

Veja também

Topo