Educadores e estudantes discutem o papel das mídias na educação

Professores e alunos se manifestaram sobre temas ligados a aplicação das mídias no espaço escolar. – Foto: Divulgação

O primeiro encontro de mídia-escola, realizado nesta quarta-feira, 21, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (ALE-RR), reuniu gestores, coordenadores pedagógicos e alunos de escolas públicas para discutir sobre o papel das mídias na educação. O encontro tratou das mídias impressas, eletrônicas e digitais, como rádio, jornal, televisão, fotografia, cinema e internet. As dinâmicas em sala de aula, debates virtuais, oficinas de capacitação e linguagem do novo ensino médio também foram sugeridos como pauta para as próximas discussões.

Durante o evento professores e alunos se manifestaram sobre temas ligados a aplicação das mídias no espaço escolar. A professora Lidiane Galdino, da Escola Gonçalves Dias, falou da sua experiência vivida no projeto da rádio da escola, desenvolvendo atividades lúdicas e midiáticas. A professora Djane Lima e os aluno Hugo e Alice, da Escola Oswaldo Cruz, fizeram uma exposição sobre o trabalho do jornal notícias quentes (JNQ), informativo da escola, e foram convidos para conhecer estúdios de rádio e tv e sala de redação.

O jornalista e radialista Ribamar Rocha, da web rádio Panorâmica, foi convidado para falar sobre o rádio na internet. Ele fez uma exposição sobre a migração do rádio convencional para a web e as vantagens dessa tecnologia. O jornalista deu dicas de como instalar uma rádio online na escola e esclareceu dúvidas de alunos e professores sobre o uso correto do canal. Ele finalizou se colocando a disposição para parcerias com escolas públicas.

A iniciativa da proposta é do professor e jornalista, Francisco Paes, que desenvolveu o projeto Mídia-escola, visando a capacitação de alunos, professores e colaboradores para a produção e criação de conteúdos com mídias nas instituições de ensino do estado. Para ele, as novas tecnologias ocasionaram grandes mudanças na educação, criando novas formas de aprendizado, de disseminação do conhecimento, proporcionando novas relações entre professor e aluno.

Paes acrescenta que as tecnologias estão cada vez mais frequentes na nossa vida e estamos cada vez mais próximos do mundo online. Daí a importância de professores e alunos se adaptarem a esse universo, pois a tecnologia na educação é uma tendência e o futuro da aprendizagem em todo o mundo. Ele esclarece que escolas, professores e profissionais interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a coordenação pelo telefone 95 99905-1085.

 

Veja também

Topo