Educar para Prevenir: na abertura da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR distribui cartilhas educativas

Programação da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa e reforça o objetivo do Poder Judiciário em conscientizar, sensibilizar, e combater a violência doméstica e familiar. – Fotos: Nucri TJRR

A Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou a entrega das cartilhas “Estou Namorando e Agora?” para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), traduzida para o espanhol e apresentou o projeto para o secretário de Educação, Raimundo Nonato Carneiro, e a secretária adjunta Nildete Silva de Melo.

A ação, realizada no dia 21 de novembro, deu início a programação da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa e reforça o objetivo do Poder Judiciário em conscientizar, sensibilizar, e combater a violência doméstica e familiar.

Segundo a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves, a confecção de materiais para o público jovem, bem como a realização de ações que envolvam adolescentes são necessárias para diminuir o número de casos de violência contra mulheres e frear um crescente aumento que vem surgindo nessa faixa etária.

“Constatamos por meio de uma análise da Cevid e de conversas com o pessoal da Coordenadoria da Infância e Juventude, um aumento da violência no público jovem. Observamos uma crescente da violência nesse público, e há a necessidade atingir esse público, para que esses jovens não se acostumem com esse tipo de relacionamento abusivo e não leve isso para outros relacionamentos e saiba identificar quando ocorre”.

A cartilha foi traduzida pela UNFPA e será distribuída para as adolescentes venezuelanas que vivem nos abrigos da capital. Além disso, a apresentação da cartilha também é a porta de entrada para uma possível implementação do programa Maria Vai à Escola nas escolas públicas de ensino fundamental e médio da capital, realizando o um serviço de proteção e prevenção.

Programação

Dia 23 de novembro – 15h

Certificação do Projeto Maria vai à Escola, que promove a conscientização sobre a violência doméstica entre adolescentes.

Capacitação sobre deslocamento forçado e violência de gênero, voltada para servidores do TJRR e de instituições parceiras. Sede da Cáritas (Rua Floriano Peixoto, 402 – Centro)

Dia 24 de novembro- 9h30

Círculos de diálogos (Em parceria com a Unidade de Justiça Restaurativa) – “Construindo um Ambiente Seguro: TJRR e a Prevenção da Violência Doméstica” – evento ocorrerá simultaneamente nas unidades da capital (Sede Administrativa do TJRR, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, Secretaria de Saúde, Prédio das Varas da Infância e Juventude).

Palestra sobre violência nas relações de namoro, realizada com alunos da Escola Fernando Grangeiro, na Casa da Mulher Brasileira.

 

Veja também

Topo