EJA: Primeiro dia de inscrição registra 372 matrículas

As matrículas seguem até sexta-feira e devem ser feitas na secretaria da escola desejada. – Foto: Arquivo/Secom-RR

Nunca é tarde para começar ou voltar aos estudos, pois é por meio da Educação que se transforma e constrói o futuro. Prova disto é que só no primeiro dia de inscrição 286 pessoas garantiram a vaga para concluir a Educação Básica pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Capital e 86 no interior e áreas indígenas. As matrículas seguem até sexta-feira, dia 15, com a oferta de 2.556 vagas.

Por diversos fatores sociais e econômicos, existem pessoas que não conseguem terminar os estudos ou tem dificuldade no acesso à Educação. Para atender este público, a Lei N° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional) assegura que quem não conseguiu este direito básico na idade adequada, possa ter uma outra oportunidade por meio do EJA.

Após concluída esta etapa, estas pessoas têm a chance de dar continuidade à vida acadêmica caso desejado, e por exemplo, ingressar no Ensino Superior.

Critérios e matrícula

Para ingressar nesta modalidade é preciso ter idade mínima de 15 anos completos, para o Ensino Fundamental (segundo seguimento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro seguimento). No momento da matrícula, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

A matrícula deve ser feita na secretaria da escola desejada. Para isto, é preciso apresentar a cópia e original do documento de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou casamento); 2 fotos 3×4 recentes; comprovante de residência e cartão de vacina atualizado contra a covid-19 (não obrigatório).

As vagas estão disponíveis nas seguintes escolas (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano): Lobo D’Almada, Maria das Neves Resende, Raimunda Nonato de Freitas, escola cívico-militar Fagundes Varela, colégio militarizado Maria de Lourdes Neves, colégio militarizado Camilo Dias e Pastor Fernando Granjeiro de Menezes.

Para o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano): Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Voltaire Pinto, Antônio Carlos Natalino, colégios militarizados Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves, Carlo Casadio, Luiz Ribeiro de Lima, Maria Sonia de Brito e Conceição Costa e Silva.

As unidades com vagas disponíveis para o Ensino Fundamental e Médio, são: Colégios militarizados Camilo Dias e Pastor Fernando Granjeiro, além da escola estadual cívico-militar Fagundes Varela e escola Maria das Neves Rezende.

Bárbara Araújo

 

Veja também

Topo