O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reuniu nesta terça-feira, 20, em Brasília, representantes das polícias civis de todos os Estados e do Distrito Federal para discutir a segurança das Eleições de 2022.
Roraima foi representado pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Eduardo Wayner, que destacou a importância do alinhamento do trabalho em todas as unidades da federação brasileira.
“Esse é um grande momento no qual a Polícia Judiciária trabalha para garantir que o pleito ocorra de forma segura, observando que é fundamental a troca de informações entre a Justiça Eleitoral e as polícias civis”, disse o delegado.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que reforçou as regras para o pleito de 2022, principalmente as que proíbem o acesso do eleitor à cabine de votação usando celular ou armas.
Também foram apresentadas pelos chefes das policiais civis as especificidades de cada localidade, e as soluções para eventuais problemas, além de debater estratégias para coibir possíveis intercorrências nos dias de votação.
“A Polícia Civil reforçará as ações de segurança para garantir o desenvolvimento pleno no pleito e vai colaborar com o plano estratégico de segurança nas eleições em Roraima, que estão sob a responsabilidade do TRE [Tribunal Regional Eleitoral de Roraima]”, concluiu Eduardo Wayner.
Márcia Fernanda