Eleições 2022: Programação integrada marca cobertura especial da Assembleia Legislativa

Superintendência de Comunicação mobiliza 80 profissionais para acompanhar votação, apuração e repercussão dos resultados. – Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR) realizará durante as Eleições 2022, neste domingo, 2, a primeira cobertura jornalística multiplataforma do Poder Legislativo na capital e interior do Estado. A estimativa é de mais de 12 horas de transmissão envolvendo TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia FM (98,3) e YouTube, Facebook, Instagram e Twitter (@assembleiarr).

A cobertura integrada tem início às 7h e fica no ar até as 16h com links e flashes das principais seções eleitorais de Boa Vista, na sede da Polícia Federal, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) e nas cidades de Rorainópolis (o segundo maior colégio eleitoral do Estado), Bonfim, Caroebe, Iracema e Mucajaí.

“Mobilizamos 80 profissionais para a maior cobertura eleitoral do Estado, desde técnicos, apresentadores e apoio logístico. Nós vamos entrar com flashs de hora em hora pela TV até às 16h e teremos quatro equipes de externa, sendo duas na capital e duas no interior. No rádio, será a mesma coisa, e vamos fazer atualizações com mais repórteres em Bonfim, Caroebe e Iracema”, esclareceu a diretora da TV e Rádio Assembleia, Camila Dall’Agnol.

Apuração

A partir das 16h, a programação especial será ininterrupta na rádio (FM 98,3) e no canal de TV (57.3), com transmissão simultânea no Facebook e YouTube. A TV Assembleia montou um estúdio especialmente para o momento da apuração. Apresentado por Dall’Agnol, o programa ficará no ar até a consolidação dos resultados pelo TRE-RR e cobertura completa nos principais polos de comemorações.

O programa vai receber convidados, entre eles, a diretora de Relações Institucionais do Poder Legislativo, Adriana Cruz, e o antropólogo e professor de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Timóteo Camargo para analisar os principais fatos políticos do primeiro turno local, além do advogado, professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e procurador-geral adjunto da ALE-RR, Sérgio Mateus, para tirar dúvidas e explicar as principais mudanças no direito eleitoral, coligação, coeficiente partidário, entre outros assuntos.

Já os ouvintes da rádio (98,3) acompanham os bastidores do pleito na companhia dos experientes radialistas Bernardo Silva, Waldenir Benttes, Eduardo Figueiredo e convidados especiais.

Durante toda a programação, a equipe de comunicação da Casa também subsidiará nacionalmente a TV Senado com as notícias. “Já temos uma parceria com a TV Senado, e nessa eleição não vai ser diferente. Então, nós vamos ter nossos repórteres locais entrando em cadeia nacional levando um pouco da situação de Roraima para que os eleitores dos outros estados possam acompanhar um pouco do pleito no extremo Norte do país”, acrescentou Dall’Agnol.

Multiplataforma

A programação promete unir ouvintes, telespectadores e internautas. A ideia, como explica a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes, de se fazer uma cobertura ostensiva e multiplataforma, é não deixar ninguém de fora e combater diretamente as fakes news por meio de fontes oficiais.

“A população pode esperar uma informação com credibilidade, ao vivo, com transparência, de combate às fake news, pois vamos divulgar as informações com base no Tribunal Regional Eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral. É importante desconfiar de informações que não têm fonte. Antigamente, se investigava apenas quem criava, mas agora quem compartilha também está sendo responsabilizado”, alertou.

Ela ressalta que, de olho numa parcela da população que se informa cada vez mais pelas redes sociais, no dia do pleito as plataformas digitais estarão tão ativas quanto as mídias tradicionais.

“Nós vamos para a terceira cobertura da TV e agora temos a rádio, inaugurada no ano passado, e as redes sociais, que vão reforçar essa cobertura completa. Assim, quem é mais jovem e ligado nas redes, vai poder acompanhar em tempo integral a votação, e quem é mais tradicional, vai poder acompanhar pelo rádio e televisão.”

Para a coordenadora de Publicidade da Casa Legislativa, Nattacha Vasconcelos, o papel de destaque das redes na cobertura coroa o bom momento perante o público.

“Recentemente, fizemos um monitoramento das plataformas digitais de todos os órgãos do Estado e, de acordo com o nosso balanço, as redes sociais da Assembleia Legislativa têm o maior número de seguidores, juntando todas as plataformas digitais, pegando todos públicos. A gente sabe que cada uma delas tem um público específico, nós somos a maior de Roraima”, comemorou a coordenadora.

Acompanhe a cobertura multiplataforma das eleições ao vivo, neste 2 de outubro, pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio FM Assembleia (98,3) e redes sociais (@assembleiarr).

Suellen Gurgel

 

 

Veja também

Topo