Um mundo novo, cheio de descobertas e aprendizados. É o que garante o Curso de Robótica Educacional do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, iniciado nesta segunda-feira,06. Ao todo, 80 alunos com idade entre 8 e 12 anos passam a participar das aulas.
E no primeiro dia de aula, a empolgação, mas principalmente a curiosidade por parte dos alunos, estava ‘a mil’. Os professores iniciaram com um conteúdo introdutório da robótica, apresentando alguns conceitos e peças que passarão a fazer parte do cotidiano deles.
“Mais que teoria e conceitos técnicos, aqui trabalhamos os chamados ‘core values’, valores importantes para o desenvolvimento social, para que se tornem seres humanos melhores, aprendendo a trabalhar em equipe, lidar com perdas e vitórias e outros princípios importantes”, disse a professora Julianna Santos.
O secretário de Tecnologia e Inovação, Jadir Lima, também destacou a relevância dessa iniciativa. “Estamos felizes em atender essa que é uma demanda bastante aguardada pelos munícipes. As atividades de robótica sempre foram priorizadas, pois ajudam muito no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças”, falou.
Novas experiências
Manoela Gonçalves, de 9 anos, é uma das novas alunas. Ela não escondeu a empolgação com o início das aulas. “Eu sempre quis fazer algo assim e estou achando tudo bem divertido. Quero principalmente aprender a montar e a programar o robô”, disse.
Edinilza Silva é mãe do Filipe, que é autista. Ela contou que o filho ama criar os próprios jogos e viu no curso uma oportunidade para ele desenvolver suas potencialidades intelectuais, porém predominantemente as sociais.
“Estou acompanhando nesse início para ver se ele se adapta, pois ele tem essa resistência com o novo, com novas pessoas. A maior dificuldade do Filipe é a interação e eu espero que o curso contribua para que ele desenvolva esse lado social”, explicou.
O curso terá duração de 50h, equivalente a três meses, com certificação ao final. Destaca-se que 80% das vagas foram destinadas a alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e 20% para público em geral. As aulas acontecem duas vezes por semana, no período matutino (8h às 10h) e vespertino (14h às 16h).
Sobre o curso
Durante o curso, ministrado por professores do CCTI devidamente capacitados, os alunos terão acesso a conhecimentos básicos de robótica, incluindo ciências exatas; programação de sensores e motores do robô; lógica computacional, dentre outros.
Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e até então já atendeu 1.500 alunos. Em 2018 foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.
Marcus Miranda